Aula sobre Pra Que Servem Os Mapas

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Os mapas são ferramentas importantes para compreendermos o mundo em que vivemos. Eles nos ajudam a localizar lugares, entender as relações espaciais entre as coisas e analisar informações sobre diversos temas, como a economia, a demografia, a geologia, entre outros. Nesta atividade, vamos discutir para que servem os mapas e como eles podem ser úteis em nosso dia a dia. Para isso, vamos utilizar a metodologia, que irá estimular a participação dos alunos e promover o diálogo entre as diferentes opiniões.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação

    Apresente o tema da aula e faça uma breve introdução sobre a importância dos mapas. Em seguida, os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  2. Etapa 2 - Mapas na história

    Apresente o primeiro subtópico: "Mapas na história". Cada grupo terá um tempo para pesquisar e preparar argumentos para defender ou refutar a importância dos mapas na história. A banca julgadora irá avaliar as argumentações de cada grupo.

  3. Etapa 3 - Mapas na atualidade

    Apresente o segundo subtópico: "Mapas na atualidade". Cada grupo terá um tempo para pesquisar e preparar argumentos para defender ou refutar a importância dos mapas na atualidade. A banca julgadora irá avaliar as argumentações de cada grupo.

  4. Etapa 4 - Mapas e tecnologia

    Apresente o terceiro subtópico: "Mapas e tecnologia". Cada grupo terá um tempo para pesquisar e preparar argumentos para defender ou refutar a importância dos mapas e da tecnologia. A banca julgadora irá avaliar as argumentações de cada grupo.

  5. Etapa 5 - Encerramento do debate

    Encerre o debate e faça uma síntese dos principais pontos discutidos. Os alunos irão registrar em seus cadernos as principais ideias discutidas.

  6. Etapa 6 - Criação de mapa temático

    Os alunos irão criar um mapa temático sobre um tema escolhido. Eles irão identificar padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.

  7. Etapa 7 - Finalização

    Encerre a atividade e faça uma avaliação do processo de aprendizagem dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de interpretação e elaboração de mapas temáticos e históricos;
  • Estimular o pensamento crítico e a argumentação dos alunos;
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento dos alunos no debate;
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos;
  • Criatividade e qualidade do mapa temático elaborado pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da atividade e os subtópicos a serem discutidos;
  • Estimular a participação dos alunos no debate;
  • Orientar os alunos na elaboração do mapa temático.

Ações do aluno

  • Pesquisar e preparar argumentos para defender ou refutar os subtópicos apresentados;
  • Participar ativamente do debate;
  • Elaborar um mapa temático sobre um tema escolhido.