Aula sobre Pra Que Servem Os Mapas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O uso de mapas é fundamental para a compreensão do espaço geográfico e para a localização de lugares, pessoas e objetos. Os mapas são utilizados em diversas áreas, desde a navegação até a análise de dados demográficos e econômicos. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre a importância dos mapas e como interpretá-los. Para isso,trabalharão em grupos com diferentes atividades relacionadas ao tema.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a atividade apresentando o tema "Pra que servem os mapas?" e questionando os alunos sobre o que eles sabem sobre o assunto. Em seguida, explique a importância dos mapas e como eles são utilizados em diferentes áreas.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Mapas temáticos

    Os alunos serão divididos em grupos e encaminhados para a primeira estação. Nessa estação, eles terão que interpretar e elaborar mapas temáticos, utilizando informações demográficas e econômicas do Brasil. Forneça materiais e orientações para a realização da atividade.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Mapas históricos

    Na segunda estação, os alunos terão que analisar e interpretar mapas históricos, identificando padrões espaciais e regionalizações. Forneça mapas históricos e orientações para a realização da atividade.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Tecnologias digitais

    Na terceira estação, os alunos terão que utilizar tecnologias digitais para criar mapas, utilizando informações demográficas e econômicas do Brasil. Forneça materiais e orientações para a realização da atividade.

  5. Etapa 5 - Socialização dos resultados

    Ao final das atividades, os grupos se reunirão e apresentarão os resultados das atividades realizadas. Faça a mediação da discussão e as considerações finais sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Atividade individual

    Os alunos realizarão uma atividade individual, na qual terão que elaborar um mapa temático ou histórico, utilizando as informações fornecidas durante a atividade. Dê orientações para a realização da atividade.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma síntese da atividade e reforce a importância dos mapas para a compreensão do espaço geográfico.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos.
  • Utilizar tecnologias digitais para a criação de mapas.
  • Promover a cooperação e o trabalho em equipe entre os alunos.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na elaboração dos mapas.
  • Reforçar a importância dos mapas para a compreensão do espaço geográfico.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos.
  • Utilização adequada das tecnologias digitais para a criação de mapas.
  • Cooperação e trabalho em equipe entre os alunos.
  • Criatividade e autonomia na elaboração dos mapas.
  • Compreensão da importância dos mapas para a compreensão do espaço geográfico.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e questionar os alunos sobre o que eles sabem sobre o assunto.
  • Fornecer materiais e orientações para a realização das atividades em cada estação.
  • Mediar a discussão e fazer as considerações finais sobre o tema.
  • Fornecer orientações para a realização da atividade individual.
  • Fazer uma síntese da atividade e reforçar a importância dos mapas para a compreensão do espaço geográfico.

Ações do aluno

  • Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos.
  • Utilizar tecnologias digitais para a criação de mapas.
  • Cooperar e trabalhar em equipe.
  • Ser criativo e autônomo na elaboração dos mapas.
  • Compreender a importância dos mapas para a compreensão do espaço geográfico.