Aula sobre Pra Que Servem Os Mapas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os mapas são uma forma de representar o espaço geográfico, permitindo-nos visualizar e compreender as características de um lugar. Eles são utilizados em diversas áreas, como transporte, turismo, comércio, planejamento urbano e muitas outras. Nesta atividade, vamos explorar os diferentes tipos de mapas e entender para que servem. Para isso, os alunos criarão um mapa conceitual a fim de organizar suas ideias sobre o tema. Utilizaremos exemplos práticos e didáticos para que os estudantes possam compreender e aplicar os conceitos de forma efetiva.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e apresente exemplos de mapas que os alunos possam estar familiarizados, como mapas de ruas, mapas de transporte público, mapas de turismo, mapas de relevo, entre outros. Utilize imagens ou mapas impressos para ilustrar esses exemplos.

  2. Etapa 2 - Vídeo aula

    Os alunos assistirão a uma vídeo aula pré-gravada sobre os diferentes tipos de mapas e para que servem. Utilize plataformas digitais para disponibilizar o vídeo e permitir que os alunos assistam em casa.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Em sala, os alunos irão criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central (Pra que servem os mapas?) e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Disponibilize papel sulfite e canetas coloridas para que os alunos possam fazer o mapa manualmente.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais e comparar suas ideias. Oriente a discussão e faça perguntas para estimular o debate e a troca de ideias entre os alunos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias escolhidas. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para estimular o debate.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando os conceitos aprendidos e a importância dos mapas na compreensão do espaço geográfico. Os alunos também podem fazer perguntas ou comentários sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Proponha uma tarefa de casa para que os alunos pratiquem o que aprenderam, como criar um mapa temático sobre um assunto de sua escolha ou identificar padrões espaciais em um mapa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos;
  • Identificar padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais;
  • Utilizar tecnologias digitais para a criação de mapas;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação oral.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos diferentes tipos de mapas e para que servem;
  • Organização e clareza do mapa conceitual criado pelos alunos;
  • Participação na discussão em grupo e apresentação do mapa;
  • Utilização correta das ferramentas digitais, se for o caso;
  • Criatividade e originalidade na criação do mapa.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e apresentar exemplos práticos;
  • Disponibilizar a vídeo aula e orientar a criação do mapa conceitual;
  • Estimular a discussão em grupo e a apresentação dos mapas;
  • Fazer perguntas para estimular o debate e a troca de ideias entre os alunos;
  • Propor uma tarefa de casa para que os alunos pratiquem o que aprenderam.

Ações do aluno

  • Assistir a vídeo aula e criar o mapa conceitual;
  • Participar da discussão em grupo e comparar as ideias com os colegas;
  • Apresentar o mapa para a turma e responder às perguntas do professor;
  • Praticar o que foi aprendido em uma tarefa de casa.