Aula sobre Predicativo Do Sujeito Predicativo Do Objeto

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O predicativo do sujeito e do objeto são elementos fundamentais para a construção de um texto claro e coeso. O predicativo é uma das funções sintáticas do sujeito e do objeto, e sua correta identificação e uso é fundamental para a compreensão do sentido da frase. Nesta atividade, entenderemos o que é o predicativo do sujeito e do objeto e como ele pode ser utilizado para dar mais precisão e clareza ao texto.

Exemplo prático:

- O sol está quente. (“_quente” se refere ao “sol”, o qual é o sujeito, portanto, é predicativo do sujeito_)

- Ela encontrou a porta aberta. (_“aberta” se refere à “porta”, o qual é objeto, portanto, é predicativo do objeto_)


  1. Etapa 1 - Contextualização

    O predicativo do sujeito e do objeto são elementos fundamentais para a construção de um texto claro e coeso. O predicativo é uma das funções sintáticas do sujeito e do objeto, e sua correta identificação e uso é fundamental para a compreensão do sentido da frase. Nesta atividade, entenderemos o que é o predicativo do sujeito e do objeto e como ele pode ser utilizado para dar mais precisão e clareza ao texto.

    Exemplo prático:

    \- O sol está quente. (“_quente” se refere ao “sol”, o qual é o sujeito, portanto, é predicativo do sujeito_)

    \- Ela encontrou a porta aberta. (_“aberta” se refere à “porta”, o qual é objeto, portanto, é predicativo do objeto_)


  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema da aula e seu objetivo, contextualizando o assunto e explicando a relevância do tema na construção de um texto coerente e claro. Para isso, você pode utilizar exemplos práticos do cotidiano dos alunos.

  3. Etapa 3 - Problematização

    Proponha uma situação-problema que envolva a identificação do predicativo do sujeito e do objeto em um texto. Para isso, você pode utilizar um texto curto que contenha verbos de ligação e pedir que os alunos identifiquem os predicativos e expliquem seu papel na frase.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Divida a turma em grupos e proponha a criação de um diário de bordo, que será feito em grupo. Cada grupo deverá escolher um texto curto que contenha verbos de ligação e predicativos do sujeito e do objeto e anotar no diário de bordo onde estão presentes os predicativos, fazendo a devida classificação.

  5. Etapa 5 - Solução

    Os alunos devem apresentar seus diários de bordo para a turma e explicar como identificaram os predicativos do sujeito e do objeto em seus textos escolhidos. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas que estimulem a reflexão e a compreensão do tema.

  6. Etapa 6 - Consolidação

    Faça uma síntese do que foi aprendido na aula, reforçando os conceitos de predicativo do sujeito e do objeto e sua importância na construção de um texto claro e coeso. Para isso, você pode utilizar exemplos práticos e fazer perguntas que incentivem a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Contextualizar o tema e explicar sua relevância na construção de textos;
  • Desenvolver a habilidade de identificar o predicativo do sujeito e do objeto;
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo;
  • Desenvolver a capacidade de argumentação e exposição de ideias;
  • Estimular o pensamento crítico e a capacidade de análise.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta do predicativo do sujeito e do objeto;
  • Participação ativa na criação do diário de bordo;
  • Capacidade de argumentação e exposição de ideias.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizá-lo;
  • Propor a situação-problema e dividir a turma em grupos;
  • Incentivar a participação e a reflexão dos alunos.

Ações do aluno

  • Identificar os predicativos do sujeito e do objeto em um texto;
  • Criar um diário de bordo em grupo;
  • Apresentar o diário de bordo para a turma.