Aula sobre Predicativo Do Sujeito Predicativo Do Objeto
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Apresente o tema aos alunos. O predicativo do sujeito ou predicativo do objeto são termos que complementam o sujeito e o objeto, respectivamente, e são ligados a eles por meio de verbos de ligação. Esses verbos de ligação são: ser, estar, ficar, parecer e permanecer. Entender a diferença entre eles é fundamental para entendermos o efeito de sentido que cada um produz nos textos que lemos e escrevemos.
Etapa 1 - Contextualização
Apresente o tema aos alunos. O predicativo do sujeito ou predicativo do objeto são termos que complementam o sujeito e o objeto, respectivamente, e são ligados a eles por meio de verbos de ligação. Esses verbos de ligação são: ser, estar, ficar, parecer e permanecer. Entender a diferença entre eles é fundamental para entendermos o efeito de sentido que cada um produz nos textos que lemos e escrevemos.Etapa 2 - Problematização
Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos, dependendo da quantidade presente em sala. Apresente a eles a situação-problema, que consiste no desaparecimento de um livro. Para desvendar o “Caso do livro perdido”, os alunos precisam resolver o caso a partir das dicas que você entregará a eles, mas antes precisam indicar se os predicativos são do sujeito ou do objeto.Etapa 3 - Pistas
Entregue as pistas sobre o desaparecimento do livro aos grupos. Os alunos deverão indicar quais são os predicativos do sujeito do objeto nas frases.O livro foi perdido na biblioteca. (predicativo do sujeito)
Ana, a bibliotecária, estava distraída quando o livro sumiu. (predicativo do sujeito)
Um aluno viu o livro reluzente nas mãos da coordenadora. (predicativo do objeto)
Como o livro perdido foi recuperado? (predicativo do objeto)
Etapa 4 - Solução e socialização
Cada grupo deverá criar hipóteses sobre a solução do caso e registrar em uma folha ou no caderno. Depois, todos os grupos apresentam suas soluções. A ideia é que eles sejam criativos sobre o final do caso, não existindo uma única solução, mas, caso queira, você pode criar uma solução e apresentar aos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de diferenciar os efeitos de sentido dos verbos de ligação.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Promover a produção textual e a revisão entre os colegas.
Critérios de avaliação
- Uso correto dos verbos de ligação.
- Uso correto dos predicativos do sujeito/predicativos do objeto.
- Clareza e coesão textual.
Ações do professor
- Apresentar a situação-problema para a turma.
- Disponibilizar pistas para os alunos analisarem e discutirem em grupo.
- Avaliar as produções textuais dos alunos.
- Promover a discussão em grupo sobre os efeitos de sentido dos verbos de ligação.
Ações do aluno
- Analisar as pistas disponibilizadas pelo professor.
- Participar da discussão em grupo sobre os efeitos de sentido dos verbos de ligação.
- Contribuir coletivamente para a solução do “Caso do livro perdido”.