Aula sobre Predicativo Do Sujeito Predicativo Do Objeto
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Disponibilize um texto para que os alunos leiam em casa que contenha orações com predicativos do sujeito e do objeto. No encontro presencial, comece explicando aos alunos que o predicativo é um termo da oração que complementa o sujeito ou o objeto, atribuindo-lhes uma qualidade, um estado ou uma condição. O predicativo do sujeito complementa o sujeito e concorda com ele em gênero e número. Já o predicativo do objeto complementa o objeto direto e não concorda com ele em gênero e número. É fundamental que os alunos compreendam essa diferença para poderem identificar e aplicar corretamente em suas produções textuais.
Etapa 1 - Contextualização
Disponibilize um texto para que os alunos leiam em casa que contenha orações com predicativos do sujeito e do objeto. No encontro presencial, comece explicando aos alunos que o predicativo é um termo da oração que complementa o sujeito ou o objeto, atribuindo-lhes uma qualidade, um estado ou uma condição. O predicativo do sujeito complementa o sujeito e concorda com ele em gênero e número. Já o predicativo do objeto complementa o objeto direto e não concorda com ele em gênero e número. É fundamental que os alunos compreendam essa diferença para poderem identificar e aplicar corretamente em suas produções textuais.Etapa 2 - Registro de entrada
Apresente o tema da aula e questione os alunos sobre o que eles já sabem sobre o predicativo do sujeito e do objeto. Os alunos podem responder verbalmente, mas peça para que eles também anotem suas respostas no caderno.Etapa 3 - Exposição dialogada
Explique as diferenças entre o predicativo do sujeito e do objeto, trazendo exemplos para cada um deles. Os exemplos podem ser extraídos do texto que foi enviado para que os alunos lessem em casa. Dessa forma, eles identificarão as orações lidas anteriormente.Etapa 4 - Leitura e análise de texto
Entregue aos alunos outro texto que contenha exemplos de predicativos do sujeito e do objeto. Os alunos lerão o texto individualmente e em seguida, em grupo, identificarão e destacarão os predicativos. Peça para que eles registrem as suas observações e dúvidas no caderno.Etapa 5 - Oficina de escrita
Divida os alunos em duplas e peça para que eles criem frases com predicativo do sujeito e do objeto. As duplas trocarão as frases entre si e farão a correção das mesmas. Em seus cadernos, os alunos registrarão as frases criadas e as correções feitas.Etapa 6 - Socialização
As duplas apresentarão suas frases para a turma, explicando qual é o predicativo e como foi feita a correção.Etapa 7 - Reflexão
O professor fará questionamentos aos alunos sobre as dificuldades encontradas na atividade e como elas foram superadas. Os alunos podem anotar suas reflexões em seus cadernos.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar e diferenciar o predicativo do sujeito e do objeto;
- Produzir frases com predicativo do sujeito e do objeto;
- Corrigir frases com predicativo do sujeito e do objeto.
Critérios de avaliação
- Identificação correta do predicativo do sujeito e do objeto;
- Produção de frases com predicativo do sujeito e do objeto;
- Correção das frases com predicativo do sujeito e do objeto.
Ações do professor
- Explicar as diferenças entre o predicativo do sujeito e do objeto;
- Entregar um texto para análise;
- Dividir os alunos em duplas para a produção de frases;
- Fazer questionamentos para reflexão.
Ações do aluno
- Registrar as observações e dúvidas em seus cadernos;
- Identificar os predicativos do texto;
- Produzir frases com predicativo do sujeito e do objeto;
- Corrigir as frases produzidas;
- Fazer reflexões sobre as dificuldades encontradas.