Aula sobre Predicativo Do Sujeito Predicativo Do Objeto
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
- O sol está quente. (“_quente__”_ _se refere ao_ _“__sol__”, o qual é o sujeito, portanto, é_ _predicativo do sujeito_)
- Ela encontrou a porta aberta. (_“aberta” se refere à “porta”, o qual é objeto, portanto, é_ _predicativo do objeto_)
Diga aos alunos que, para tornar a aula mais interessante, eles jogarão um jogo visando identificar os predicativos.
Etapa 1 - Contextualização
Apresente o tema da aula. Explique aos alunos que o predicativo é um termo que complementa o sujeito ou o objeto da oração, atribuindo-lhes uma característica, um estado ou uma qualidade. O predicativo do sujeito se refere a uma característica do sujeito, enquanto o predicativo do objeto se refere a uma característica do objeto. Dê exemplos, como este a seguir:\- O sol está quente. (“_quente__”_ _se refere ao_ _“__sol__”, o qual é o sujeito, portanto, é_ _predicativo do sujeito_)
\- Ela encontrou a porta aberta. (_“aberta” se refere à “porta”, o qual é objeto, portanto, é_ _predicativo do objeto_)
Diga aos alunos que, para tornar a aula mais interessante, eles jogarão um jogo visando identificar os predicativos.
Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Divida a sala em duas equipes.Etapa 3 - Explicação da atividade
O professor irá explicar a atividade, que consiste em um jogo chamado “Predicativo do Sujeito ou Objeto?”. O jogo é composto por cartas com frases que contêm predicativos do sujeito e do objeto. Os alunos são divididos em duas equipes e devem decidir se o predicativo é do sujeito ou do objeto.Materiais necessários:
\- Cartas com frases que contenham predicativos do sujeito e do objeto. As frases devem estar escritas em um lado da carta e a resposta correta (se é predicativo do sujeito ou do objeto) deve estar no outro lado.
\- Um cronômetro para controlar o tempo das rodadas.
\- Lousa para marcar os pontos de cada equipe.
Instruções:
1) Divida a turma em duas equipes. Cada equipe escolhe um representante para ser o primeiro jogador da equipe.
2) O jogador escolhe uma carta com uma frase e lê em voz alta para a outra equipe.
3) A equipe que ouviu a frase tem 10 segundos para decidir se o predicativo é do sujeito ou do objeto. Eles escrevem a resposta em um papel e mostram para o jogador que leu a frase.
4) Se a resposta estiver correta, a equipe ganha um ponto. Se estiver errada, nenhuma das equipes ganha ponto.
5) O próximo jogador da equipe oposta escolhe uma carta e repete os passos 2, 3 e 4.
6) O jogo continua até que todas as cartas sejam usadas. A equipe com mais pontos no final é a vencedora.
Etapa 4 - Conclusão
Conclua a aula reforçando os principais conceitos sobre predicativo do sujeito e do objeto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de diferenciar o efeito de sentido do uso dos verbos de ligação.
- Compreender e identificar predicativos do sujeito e do objeto.
- Fomentar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Identificação correta do predicativo do sujeito ou do objeto na frase.
- Cooperação e participação na equipe.
- Tomada de decisão rápida e assertiva.
- Uso correto da gramática e do vocabulário.
- Respeito às regras e aos colegas de equipe.
Ações do professor
- Explicar as regras do jogo e instruções para os alunos.
- Distribuir as cartas com as frases para as equipes.
- Monitorar o jogo e as respostas dos alunos para verificar a compreensão do conceito de predicativo do sujeito e do objeto.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo.
- Leitura e compreensão de frases com predicativos do sujeito e do objeto.
- Identificação do predicativo do sujeito e do objeto.
- Tomada de decisão rápida.