Aula sobre Predicativo Do Sujeito Predicativo Do Objeto

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Explique que o predicativo do sujeito e o predicativo do objeto são termos que se referem às características do sujeito ou do objeto da frase, respectivamente. Explique que o predicativo é um elemento que atribui uma característica ao sujeito ou objeto, e é utilizado principalmente com os verbos de ligação (ser, estar, ficar, parecer e permanecer). Mostre exemplos para que os alunos compreendam melhor o conceito.

Exemplos:

- O menino estava feliz.

- A casa ficou vazia.

- A comida parece deliciosa.


  1. Etapa 1 - Contextualização

    Explique que o predicativo do sujeito e o predicativo do objeto são termos que se referem às características do sujeito ou do objeto da frase, respectivamente. Explique que o predicativo é um elemento que atribui uma característica ao sujeito ou objeto, e é utilizado principalmente com os verbos de ligação (ser, estar, ficar, parecer e permanecer). Mostre exemplos para que os alunos compreendam melhor o conceito.

    Exemplos:

    \- O menino estava feliz.

    \- A casa ficou vazia.

    \- A comida parece deliciosa.


  2. Etapa 2 - Introdução

    Explique aos alunos como funcionará a aula e a atividade. Diga que eles serão divididos em 3 estações de trabalho diferentes, em grupos de, no máximo, 5 alunos, conforme a quantidade de estudantes presentes na sala. Cada estação conterá uma atividade que deverá ser realizada em 15 minutos (se for o caso de duas aulas em sequência, aumentar esse tempo). Apresente o objetivo da atividade, que é diferenciar o efeito de sentido do uso dos verbos de ligação em textos lidos e em produções próprias.

  3. Etapa 3 - Estação 1

    Nesta estação, disponibilize textos para que os alunos procurem identificar o predicativo do sujeito e do objeto nas orações.

  4. Etapa 4 - Estação 2

    Nesta estação, disponibilize frases para que os alunos identifiquem o predicativo do sujeito e do objeto nas orações.

  5. Etapa 5 - Estação 3

    Nesta estação, os alunos devem produzir pequenos textos com predicativo do sujeito e do objeto.

  6. Etapa 6 - Rotação entre estações

    Após o tempo pré-determinado, os alunos devem trocar de estações, de forma que todos consigam realizar todas as atividades propostas.

  7. Etapa 7 - Discussões e dinâmica dos 3 Qs

    Quando a rotação por estações for concluída, proporcione um momento de debate para que os alunos possam trocar seus aprendizados. Depois, faça a Dinâmica dos 3 Qs, com as sugestões: “Que bom, que pena e que tal”, para que os estudantes possam colocar suas percepções sobre a atividade.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Faça uma conclusão da atividade, reforçando o objetivo e os conceitos trabalhados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender o conceito de predicativo do sujeito e do objeto.
  • Identificar os verbos de ligação que indicam predicativo.
  • Diferenciar o efeito de sentido do uso dos verbos de ligação.
  • Produzir textos que contenham orações com predicativo do sujeito e do objeto.

Critérios de avaliação

  • Identificar corretamente o predicativo do sujeito e do objeto.
  • Utilizar corretamente os verbos de ligação.
  • Produzir textos com efeito de sentido.

Ações do professor

  • Explicar o objetivo da atividade.
  • Apresentar exemplos de predicativo do sujeito e do objeto.
  • Orientar os alunos sobre a atividade.

Ações do aluno

  • Ouvir a explicação do professor.
  • Participar da atividade.
  • Identificar a estrutura sintática em textos e frases
  • Produzir textos.