Aula sobre Predicativo Do Sujeito Predicativo Do Objeto

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Encaminhe aos alunos um texto, para que eles leiam em casa, que traga exemplos de uso prático de predicativo do sujeito e do objeto. Presencialmente, comece explicando aos alunos que o predicativo do sujeito e do objeto são elementos essenciais da análise sintática. O predicativo do sujeito é o termo que se liga ao sujeito e indica uma característica, estado ou qualidade do mesmo. Já o predicativo do objeto é o termo que se liga ao objeto direto e indica uma característica, estado ou qualidade do objeto. Você pode utilizar os seguintes exemplos:

Exemplo prático:

1\.“Ana é uma menina muito inteligente.” O sujeito é a Ana (_Ana é o quê?_) e o predicativo do sujeito é "inteligente".

2\. “Ana fez um bolo delicioso.” → O objeto direto é o bolo (_O que a Ana fez?_) e o predicativo do objeto é "delicioso".


  1. Etapa 1 - Contextualização

    Encaminhe aos alunos um texto, para que eles leiam em casa, que traga exemplos de uso prático de predicativo do sujeito e do objeto. Presencialmente, comece explicando aos alunos que o predicativo do sujeito e do objeto são elementos essenciais da análise sintática. O predicativo do sujeito é o termo que se liga ao sujeito e indica uma característica, estado ou qualidade do mesmo. Já o predicativo do objeto é o termo que se liga ao objeto direto e indica uma característica, estado ou qualidade do objeto. Você pode utilizar os seguintes exemplos:

    Exemplo prático:

    1\.“Ana é uma menina muito inteligente.” O sujeito é a Ana (_Ana é o quê?_) e o predicativo do sujeito é "inteligente".

    2\. “Ana fez um bolo delicioso.” → O objeto direto é o bolo (_O que a Ana fez?_) e o predicativo do objeto é "delicioso".


  2. Etapa 2 - Apresentação do conteúdo

    Explique aos alunos o conceito de predicativo do sujeito e predicativo do objeto. Você pode usar a lousa para apresentar a estrutura, o uso de verbos de ligação e exemplos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Os grupos devem encontrar no texto lido anteriormente frases que contenham exemplos de predicativo do sujeito e do objeto. Enquanto isso, você pode circular pela sala e auxiliar os grupos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Os grupos apresentam para a turma as frases encontradas. Durante as apresentações, faça a mediação da discussão e estimule a participação de todos.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Entregue para cada grupo uma frase com um predicativo do sujeito ou do objeto destacado. Os grupos devem identificar o termo em questão e explicar qual é o seu papel na frase. Não se esqueça de circular pela sala para auxiliar os grupos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a aula com uma síntese dos principais pontos abordados. Os alunos devem tirar as últimas dúvidas e fazer suas considerações finais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise sintática;
  • Incentivar a colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver a habilidade de comunicação e argumentação;
  • Estimular o pensamento crítico e autônomo.
  • Promover a aprendizagem significativa.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta do predicativo do sujeito ou do objeto;
  • Explicação clara sobre o papel do termo na frase;
  • Participação ativa do grupo nas discussões.

Ações do professor

  • Mediar a discussão dos grupos;
  • Estimular a participação de todos;
  • Orientar os alunos sobre as sugestões viáveis.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão;
  • Chegar a um consenso sobre as sugestões;
  • Ser crítico e propositivo.