Aula sobre Prefixes And Suffixes Prefixos E Sufixos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Prefixos e sufixos fazem parte da formação das palavras em inglês. Eles são elementos que se adicionam ao início ou fim da palavra e alteram o seu significado. Por exemplo, o prefixo "un-" pode ser adicionado à palavra "happy", criando a palavra "unhappy" que significa infeliz. Os sufixos também são importantes na formação das palavras, o sufixo "-ly" pode ser adicionado a uma palavra para criar um advérbio que indica como a ação está sendo realizada. Por exemplo, a palavra "quick" se transforma em "quickly" que significa rapidamente. Nessa atividade, os alunos aprenderão sobre a funcionalidade dos prefixos e sufixos, como identificá-los e como utilizá-los em palavras em inglês, através da metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e os objetivos, mostrando exemplos de palavras em inglês que contém prefixos e sufixos. Para isso, você pode utilizar imagens, cartazes ou slides.

  2. Etapa 2 - Brainstorm em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão realizar um brainstorm de palavras comuns em inglês que contém prefixos e sufixos. Cada grupo anotará os resultados em uma folha de papel.

  3. Etapa 3 - Construção do template de avaliação

    Os alunos, em grupo, irão criar um template de avaliação por pares, no qual um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Trabalho em grupo

    Cada grupo deverá escolher cinco palavras, com prefixo ou sufixo, e fazer uma pesquisa sobre elas. Deverão descobrir os seus significados, funcionalidades e encontrar exemplos reais das palavras em uso.

  5. Etapa 5 - Apresentação em grupo

    Os grupos apresentarão para a turma as palavras escolhidas, explicando os significados, funcionalidades e exemplificando o seu uso real. Em seguida, farão a avaliação por pares utilizando o template criado na etapa 3.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça um resumo dos pontos principais da atividade e peça para os alunos refletirem sobre o que aprenderam.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa.
  • Analisar a funcionalidade dos sufixos e prefixos e buscar referências na língua materna quando possível.
  • Estimular a pesquisa individual e a apresentação em grupo, promovendo a autonomia dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Utilização correta de prefixos e sufixos em inglês
  • Apresentação e comunicação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula.
  • Orientar os alunos na construção do template de avaliação por pares.
  • Acompanhar a pesquisa dos alunos e auxiliar quando necessário.
  • Feedbacks pontuais e positivos para encorajar os alunos.
  • Estimular o pensamento crítico e a reflexão dos alunos na avaliação por pares.

Ações do aluno

  • Participar do brainstorm em grupo.
  • Construir o template de avaliação por pares em grupo.
  • Realizar a pesquisa e encontrar exemplos das palavras escolhidas.
  • Apresentar de forma clara e objetiva as palavras escolhidas, exemplificando seu uso real.
  • Avaliar os outros grupos conforme os critérios fornecidos.