Aula sobre Prefixes And Suffixes Prefixos E Sufixos

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Prefixos e sufixos são elementos importantes na formação de palavras em língua inglesa. Eles são adicionados ao início ou ao final de uma palavra base, mudando o seu significado. Por exemplo, o prefixo "un-" adicionado à palavra "happy" forma a palavra "unhappy" que significa infeliz. Já o sufixo "-ful" adicionado à palavra "help" forma a palavra "helpful" que significa útil. O objetivo desta atividade é ensinar aos alunos como reconhecer e utilizar os prefixos e sufixos mais comuns em língua inglesa. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos trabalharão em duplas, criando um mapa conceitual com o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a atividade pedindo a um aluno que escreva no quadro negro a palavra "happy" e, em seguida, a palavra "unhappy". Explique como o prefixo "un-" adicionado à palavra "happy" muda o significado da palavra para infeliz. Depois, faça o mesmo com a palavra "helpful", explicando o uso do sufixo "-ful". Para finalizar a etapa, faça uma revisão das regras de formação de palavras com prefixos e sufixos.

  2. Etapa 2 - Trabalho de pares

    Os alunos trabalharão em duplas para criar um mapa conceitual com o tema "Prefixes and Suffixes". Cada par deverá criar uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade, sobre o tema. Os alunos deverão incluir exemplos práticos e didáticos em cada sub-ideia.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada dupla apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias principais e sub-ideias. Oriente a discussão, incentivando os alunos a compararem as ideias apresentadas e identificarem semelhanças e diferenças.

  4. Etapa 4 - Trabalho individual

    Cada aluno escolherá uma palavra base, por exemplo, "happy" ou "help", e criará duas novas palavras adicionando um prefixo e um sufixo. Os alunos deverão escrever essas palavras em uma folha de papel e explicar seus significados.

  5. Etapa 5 - Compartilhamento

    Os alunos compartilharão suas novas palavras com a turma, explicando os significados e como eles foram formados.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Faça uma avaliação oral para testar o conhecimento dos alunos sobre o tema. Você pode fazer algumas perguntas sobre as regras de formação de palavras com prefixos e sufixos, pedir para os alunos criarem novas palavras, entre outras atividades.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma revisão das principais lições aprendidas, recapitulando as regras de formação de palavras com prefixos e sufixos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e utilizar prefixos e sufixos em língua inglesa.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de novas palavras.
  • Promover a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Reconhecer corretamente os prefixos e sufixos em palavras em língua inglesa.
  • Ser capaz de utilizar corretamente os prefixos e sufixos em novas palavras.
  • Demonstrar criatividade e imaginação na criação de novas palavras com prefixos e sufixos.
  • Participar ativamente nas atividades propostas durante a aula.
  • Participar dos debates em grupo de forma respeitosa e colaborativa.

Ações do professor

  • Explicar claramente as regras de formação de palavras com prefixos e sufixos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na criação de novas palavras.
  • Promover o debate em grupo de forma respeitosa e colaborativa.
  • Fazer perguntas para avaliar o conhecimento dos alunos.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de novas palavras.

Ações do aluno

  • Trabalhar em duplas na criação de um mapa conceitual sobre o tema.
  • Participar ativamente dos debates em grupo.
  • Criar novas palavras com prefixos e sufixos.
  • Compartilhar suas ideias e novas palavras com a turma.
  • Participar das atividades propostas com entusiasmo e interesse.