Aula sobre Prefixes And Suffixes Prefixos E Sufixos
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Prefixos e sufixos são partes importantes da formação de palavras em língua inglesa. É crucial que os alunos reconheçam a estrutura da palavra em inglês para comunicar-se de forma eficaz. Isso ajudará a entender o significado de novas palavras e também melhorar a pronúncia. Nesta atividade, será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker, em que os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs. Esse modelo ajudará os estudantes a expressar pontos de vista sobre os temas abordados na aula.
Etapa 1 - Introdução
Inicie introduzindo o tema de prefixos e sufixos e pedindo que os alunos discutam entre si o que eles conhecem sobre o assunto. Você pode fazer uma breve apresentação em PowerPoint para reforçar as informações.Etapa 2 - Trabalho em grupo
Divida a turma em grupos e distribua palavras que contenham prefixos ou sufixos. Cada grupo ficará responsável por identificar a origem das palavras e classificá\-las conforme o prefixo ou sufixo. Cada grupo deve fazer um cartaz para apresentar os resultados.Etapa 3 - Apresentação
Os grupos apresentarão seus cartazes e farão uma breve exposição sobre o que aprenderam.Incentive os alunos a comentarem sobre as apresentações e as palavras apresentadas, e dê feedback aos grupos.
Etapa 4 - Dinâmica dos 3Qs
Os alunos serão instruídos a criar um template da Dinâmica dos 3 Qs sobre o assunto, com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Eles deverão preencher cada campo com informações relevantes relacionadas à atividade. Os alunos podem escolher o formato do template e também usar recursos digitais para criar o seu próprio modelo.Etapa 5 - Compartilhamento
Cada grupo deverá compartilhar o seu template para a turma, dando as opiniões e refletindo sobre o conteúdo apreendido.Etapa 6 - Encerramento
Faça uma revisão geral sobre o tema e uma avaliação oral com os alunos para checar o nível de compreensão do conteúdo abordado.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer sufixos e prefixos e sua utilização na formação de palavras em inglês.
- Estimular a curiosidade dos alunos sobre a língua inglesa e incentivar a pesquisa individual e em grupo.
- Trabalhar em conjunto com a turma na metodologia ativa Cultura Maker para criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo
- Identificação correta do prefixo e sufixo das palavras atribuídas
- Coerência na criação do template da Dinâmica dos 3 Qs
- Coerência e clareza na exposição dos grupos
- Compreensão geral do tema
Ações do professor
- Orientar e estimular a participação dos alunos durante a aula
- Disponibilizar recursos didáticos e digitais para o desenvolvimento da atividade
- Fornecer orientações sobre a metodologia aplicada e seus objetivos
- Avaliar o nível de compreensão dos alunos durante a aula
- Incentivar a criatividade e a curiosidade dos alunos
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo
- Identificar corretamente o prefixo e sufixo das palavras atribuídas
- Criar um template da Dinâmica dos 3 Qs criativo e coerente
- Expor as informações de forma clara e objetiva