Aula sobre Prefixes And Suffixes Prefixos E Sufixos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os prefixos e sufixos são partes fundamentais da língua inglesa, e sua compreensão é essencial para a construção de um vocabulário sólido e diversificado. O uso desses elementos é muito frequente em textos, falas e até mesmo na escrita cotidiana. Alguns exemplos de prefixos e sufixos são "pre-", "un-", "-ful", "-less" etc. Nesta atividade, os alunos irão aprender a reconhecer e analisar esses elementos comuns nas palavras em inglês, além de buscar referências em nossa própria língua materna quando possível. Será utilizada a metodologia ativa de Rotação por estações para que todos possam participar e aprender de maneira envolvente e didática.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie explicando sobre a importância dos prefixos e sufixos na língua inglesa. Apresente exemplos de palavras que contêm esses elementos, destacando como eles alteram o significado das palavras.

  2. Etapa 2 - Divisão de Grupos

    Divida os alunos em três grupos, um para cada estação. Em cada estação os alunos deverão concluir uma atividade. Ao final do tempo estabelecido, os grupos deverão trocar de estação, até que todos os grupos tenham passado pelas três estações.

  3. Etapa 3 - Estações

    Estação 1 - Reconhecimento de Prefixos

    Na estação 1, os alunos deverão reconhecer os prefixos em algumas palavras. Para isso, disponibilize fichas com palavras para destacarem seus prefixos e o significado deles em seus cadernos.

    Estação 2 - Reconhecimento de Sufixos

    Na estação 2, os alunos deverão reconhecer os sufixos em algumas palavras. Também receberão fichas com palavras e deverão escrever seus sufixos e o significado deles.

    Estação 3 - Formação de Palavras

    Na estação 3, os alunos terão que criar novas palavras adicionando prefixos ou sufixos às palavras iniciais. Disponibilize algumas palavras-base para eles trabalharem. O objetivo é que eles compreendam melhor a funcionalidade desses elementos na formação de palavras.


  4. Etapa 4 - Roda de Conversa

    Após as estações, introduza uma roda de conversa com os estudantes. Discuta as palavras que eles criaram e faça algumas perguntas para que eles possam refletir sobre o tema e fixar as informações.

  5. Etapa 5 - Tarefa para Casa

    Proponha aos alunos que eles encontrem mais exemplos de palavras com prefixos e sufixos na língua inglesa e escrevam em seus cadernos. Eles também deverão criar novas palavras usando esses elementos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e analisar prefixos e sufixos na língua inglesa.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre a função desses elementos na formação de palavras.
  • Utilizar a metodologia ativa de Rotação por estações para que todos os alunos participem ativamente da aula.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta de prefixos e sufixos em palavras apresentadas.
  • Uso adequado desses elementos na formação de novas palavras.
  • Participação ativa nas atividades propostas durante a aula.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão crítica dos alunos.
  • Propor atividades que envolvam a participação ativa de todos os alunos.

Ações do aluno

  • Identificar corretamente prefixos e sufixos em palavras apresentadas.
  • Criar novas palavras usando esses elementos.
  • Participar ativamente das atividades propostas durante a aula.