Aula sobre Prefixes And Suffixes Prefixos E Sufixos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os prefixos e sufixos são elementos fundamentais na formação de palavras em inglês. No entanto, muitos alunos têm dificuldade em reconhecê-los e compreender sua utilidade e significado. Nesta atividade, os alunos irão trabalhar com a metodologia da sala de aula invertida, criando um mapa conceitual que os ajudará a entender melhor os prefixos e sufixos e sua aplicação em diferentes áreas do conhecimento. Para contextualizar o tema, você pode apresentar exemplos do uso de prefixos e sufixos em diferentes contextos, como na formação de palavras relacionadas à saúde, tecnologia, esportes e meio ambiente.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie perguntando aos alunos o que eles já sabem sobre prefixos e sufixos, incentivando-os a compartilhar suas experiências e conhecimentos prévios. Em seguida, apresente a metodologia da sala de aula invertida e explique como ela será aplicada.

  2. Etapa 2 - Elaboração do mapa conceitual

    Os alunos deverão criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e oito sub-deias com dois níveis de profundidade. Para isso, disponibilize vídeos, textos e outras fontes de pesquisa para os estudantes acessarem fora da sala de aula.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Em sala, os alunos irão se reunir em grupos para discutir os mapas conceituais elaborados por eles e pelos seus colegas. Oriente os estudantes a compartilharem suas percepções e descobertas, estimulando-os a refletir sobre a aplicação dos prefixos e sufixos em diferentes áreas do conhecimento.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos sobre a aplicação dos prefixos e sufixos em diferentes áreas do conhecimento, como na formação de palavras relacionadas à saúde, tecnologia, esportes e meio ambiente. Os alunos devem ser encorajados a buscar referências na língua materna quando possível.

  5. Etapa 5 - Atividade em sala de aula

    Os alunos devem realizar uma atividade em sala de aula, na qual deverão aplicar o conhecimento adquirido sobre prefixos e sufixos na formação de palavras em inglês. Você pode disponibilizar uma atividade para reconhecer e/ou acrescentar prefixos e sufixos nas palavras.

  6. Etapa 6 - Discussão e feedback

    Incentive os alunos a compartilharem suas conclusões e feedbacks sobre a metodologia da sala de aula invertida e como ela os ajudou a compreender melhor o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa
  • Analisar a funcionalidade dos sufixos e prefixos, bem como a aplicação em diferentes áreas do conhecimento
  • Estimular a pesquisa e a reflexão dos alunos sobre a formação de palavras em inglês
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação entre os alunos
  • Promover a autonomia e a responsabilidade dos alunos em seu processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em aplicar os prefixos e sufixos aprendidos na formação de palavras em inglês
  • Habilidade dos alunos em criar um mapa conceitual coerente e bem estruturado
  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo e atividades em sala de aula
  • Clareza e organização da apresentação oral dos alunos
  • Demonstração de autonomia e responsabilidade no processo de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar e explicar a metodologia da sala de aula invertida
  • Orientar os alunos na elaboração do mapa conceitual
  • Estimular a pesquisa e a reflexão dos alunos sobre o tema
  • Apresentar exemplos práticos sobre a aplicação dos prefixos e sufixos em diferentes áreas do conhecimento
  • Promover a discussão em grupo e a participação ativa dos alunos nas atividades em sala de aula.

Ações do aluno

  • Acessar os materiais disponibilizados pelo professor fora da sala de aula
  • Elaborar um mapa conceitual contendo uma ideia central e oito sub\-deias com dois níveis de profundidade
  • Discutir em grupo os mapas conceituais elaborados pelos colegas
  • Realizar a atividade em sala de aula, aplicando os prefixos e sufixos aprendidos na formação de palavras em inglês
  • Participar ativamente das discussões em grupo e da apresentação oral de suas conclusões e feedbacks.