Aula sobre Prefixos E Sufixos

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Os prefixos e sufixos são elementos que fazem parte da estrutura das palavras e são responsáveis por modificar seu significado. Eles são muito comuns no nosso dia a dia, seja na linguagem oral ou escrita. Por exemplo, o prefixo "re" pode transformar o verbo "fazer" em "refazer", mudando completamente o sentido da palavra. Já o sufixo "dade" pode transformar o adjetivo "real" em "realidade", indicando a qualidade ou estado do que é real. Nesta atividade, será desenvolvida a habilidade dos alunos em identificar e compreender a função dos prefixos e sufixos na formação de palavras. Para tornar a atividade mais dinâmica e envolvente, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares. Isso significa que os alunos trabalharão em grupos e serão responsáveis por avaliar o desempenho do outro grupo, utilizando critérios previamente estabelecidos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique aos alunos o que são prefixos e sufixos, utilizando exemplos práticos. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos.

  2. Etapa 2 - Criação dos templates de avaliação

    Cada grupo irá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral. Forneça uma folha com os critérios para cada grupo.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo irá pesquisar e listar palavras com prefixos e sufixos. Eles deverão trabalhar juntos para encontrar o maior número possível de palavras.

  4. Etapa 4 - Preparação das apresentações

    Cada grupo irá escolher duas palavras com prefixo e duas palavras com sufixo para apresentar para a turma. Eles deverão preparar uma breve explicação sobre o significado de cada palavra e como o sufixo e o prefixo trazem sentido à palavra.

  5. Etapa 5 - Apresentações e avaliação por pares

    Cada grupo irá apresentar suas palavras para a turma. Em seguida, o grupo avaliador irá preencher o template de avaliação para o grupo apresentador, utilizando os critérios estabelecidos. Recolha os templates de avaliação no final da aula.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos irão se reunir para discutir suas apresentações e as avaliações recebidas. Eles deverão refletir sobre o que podem melhorar na próxima vez.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma breve reflexão sobre a atividade e reforce a importância dos prefixos e sufixos na língua portuguesa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e compreender a função dos prefixos e sufixos na formação de palavras;
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação;
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos;
  • Promover a autoavaliação e a reflexão sobre o próprio desempenho.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de identificar e explicar o significado dos prefixos e sufixos em palavras;
  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema;
  • Dividir a turma em grupos;
  • Fornecer os critérios de avaliação;
  • Acompanhar o desenvolvimento dos grupos;
  • Fazer uma reflexão sobre a atividade.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo;
  • Criar um template de avaliação;
  • Pesquisar palavras com prefixo e sufixo;
  • Preparar apresentações;
  • Avaliar o desempenho do outro grupo.