Aula sobre Prefixos E Sufixos

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Os prefixos e sufixos são elementos importantes para a formação de novas palavras em nossa língua, e são partes essenciais do processo de derivação. A derivação é a formação de palavras novas a partir de outras já existentes, e pode ser feita por meio da adição de prefixos e sufixos. Por exemplo, a palavra "feliz" pode se transformar em "infeliz" com a adição do prefixo "in", ou em "felicidade" com a adição do sufixo "dade". Nesta atividade, será trabalhada a habilidade de distinguir palavras derivadas por acréscimo de afixos e palavras compostas, utilizando a metodologia ativa Cultura Maker. Os alunos irão criar um diário de bordo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Problema

    Apresente aos alunos o conceito de prefixos e sufixos e explique como eles são utilizados para formar novas palavras. Estimule os alunos a refletir sobre as dificuldades encontradas na compreensão dos significados dos prefixos e sufixos.

    Exemplo prático: Você pode utilizar palavras conhecidas pelos alunos e transformá-las em outras palavras com a adição de prefixos e sufixos, e perguntar aos alunos se eles conseguem entender o novo significado.


  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Divida a turma em grupos e proponha uma atividade em que os alunos criem palavras novas a partir da adição de prefixos e sufixos. Cada grupo deve escolher um prefixo ou sufixo e criar pelo menos cinco palavras novas utilizando-o.

    Exemplo prático: Você pode fornecer aos alunos uma lista de prefixos e sufixos e pedir que eles criem novas palavras a partir deles.


  3. Etapa 3 - Solução

    Na terceira etapa, os alunos devem apresentar as palavras que criaram para a turma e explicar o significado de cada uma delas. Os alunos devem ser estimulados a discutir as diferenças entre palavras derivadas por acréscimo de afixos e palavras compostas.

    Exemplo prático: Você pode fornecer aos alunos algumas palavras compostas e pedir que eles as transformem em palavras derivadas por acréscimo de afixos.


  4. Etapa 4 - Criação do diário de bordo

    Na quarta etapa, os alunos devem criar um diário de bordo em grupo, no qual devem registrar as palavras criadas e discutidas durante a atividade, além de descrever as dificuldades encontradas e as soluções encontradas.

    Exemplo prático: Você pode fornecer um modelo de diário de bordo para os alunos e pedir que eles o preencham com as informações da aula.


  5. Etapa 5 - Construção dos campos do diário de bordo

    Os alunos devem criar os campos: Problema, Geração de Alternativas e Solução no diário de bordo. Cada campo deve ser preenchido com as informações relevantes para o tema.

    Exemplo prático: Você pode fornecer um modelo de diário de bordo com os campos já criados, e pedir que os alunos preencham cada um deles com as informações da aula.


  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Na penúltima etapa, os grupos devem apresentar seus diários de bordo para a turma, explicando como foi o processo de criação das palavras e como eles solucionaram as dificuldades encontradas.

    Exemplo prático: Você pode fornecer um tempo para que cada grupo apresente seu diário de bordo, e estimular a participação de todos os alunos.


  7. Etapa 7 - Avaliação

    Na última etapa, avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios definidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a criatividade dos alunos;
  • Desenvolver a habilidade de distinguir palavras derivadas por acréscimo de afixos e palavras compostas;
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo;
  • Estimular a pesquisa e a busca por soluções;
  • Desenvolver a capacidade de expressão oral e escrita.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
  • Qualidade das palavras criadas pelos grupos;
  • Compreensão do conceito de prefixos e sufixos;
  • Capacidade de distinguir palavras derivadas por acréscimo de afixos e palavras compostas;
  • Qualidade do diário de bordo.

Ações do professor

  • Explicar o conceito de prefixos e sufixos;
  • Dividir a turma em grupos para a realização das atividades;
  • Estimular a criatividade dos alunos;
  • Fornecer feedback aos alunos;
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Criar palavras novas a partir da adição de prefixos e sufixos;
  • Compreender o conceito de prefixos e sufixos;
  • Distinguir palavras derivadas por acréscimo de afixos e palavras compostas;
  • Construir um diário de bordo com as informações da aula.