Aula sobre Prefixos E Sufixos
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Etapa 1 - Problema
Apresente aos alunos o conceito de prefixos e sufixos e explique como eles são utilizados para formar novas palavras. Estimule os alunos a refletir sobre as dificuldades encontradas na compreensão dos significados dos prefixos e sufixos.Exemplo prático: Você pode utilizar palavras conhecidas pelos alunos e transformá-las em outras palavras com a adição de prefixos e sufixos, e perguntar aos alunos se eles conseguem entender o novo significado.
Etapa 2 - Geração de alternativas
Divida a turma em grupos e proponha uma atividade em que os alunos criem palavras novas a partir da adição de prefixos e sufixos. Cada grupo deve escolher um prefixo ou sufixo e criar pelo menos cinco palavras novas utilizando-o.Exemplo prático: Você pode fornecer aos alunos uma lista de prefixos e sufixos e pedir que eles criem novas palavras a partir deles.
Etapa 3 - Solução
Na terceira etapa, os alunos devem apresentar as palavras que criaram para a turma e explicar o significado de cada uma delas. Os alunos devem ser estimulados a discutir as diferenças entre palavras derivadas por acréscimo de afixos e palavras compostas.Exemplo prático: Você pode fornecer aos alunos algumas palavras compostas e pedir que eles as transformem em palavras derivadas por acréscimo de afixos.
Etapa 4 - Criação do diário de bordo
Na quarta etapa, os alunos devem criar um diário de bordo em grupo, no qual devem registrar as palavras criadas e discutidas durante a atividade, além de descrever as dificuldades encontradas e as soluções encontradas.Exemplo prático: Você pode fornecer um modelo de diário de bordo para os alunos e pedir que eles o preencham com as informações da aula.
Etapa 5 - Construção dos campos do diário de bordo
Os alunos devem criar os campos: Problema, Geração de Alternativas e Solução no diário de bordo. Cada campo deve ser preenchido com as informações relevantes para o tema.Exemplo prático: Você pode fornecer um modelo de diário de bordo com os campos já criados, e pedir que os alunos preencham cada um deles com as informações da aula.
Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo
Na penúltima etapa, os grupos devem apresentar seus diários de bordo para a turma, explicando como foi o processo de criação das palavras e como eles solucionaram as dificuldades encontradas.Exemplo prático: Você pode fornecer um tempo para que cada grupo apresente seu diário de bordo, e estimular a participação de todos os alunos.
Etapa 7 - Avaliação
Na última etapa, avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios definidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular a criatividade dos alunos;
- Desenvolver a habilidade de distinguir palavras derivadas por acréscimo de afixos e palavras compostas;
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo;
- Estimular a pesquisa e a busca por soluções;
- Desenvolver a capacidade de expressão oral e escrita.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
- Qualidade das palavras criadas pelos grupos;
- Compreensão do conceito de prefixos e sufixos;
- Capacidade de distinguir palavras derivadas por acréscimo de afixos e palavras compostas;
- Qualidade do diário de bordo.
Ações do professor
- Explicar o conceito de prefixos e sufixos;
- Dividir a turma em grupos para a realização das atividades;
- Estimular a criatividade dos alunos;
- Fornecer feedback aos alunos;
- Avaliar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Criar palavras novas a partir da adição de prefixos e sufixos;
- Compreender o conceito de prefixos e sufixos;
- Distinguir palavras derivadas por acréscimo de afixos e palavras compostas;
- Construir um diário de bordo com as informações da aula.