Aula sobre Prefixos E Sufixos
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Nesta atividade, será trabalhado o tema "Prefixos e Sufixos", fundamental para a compreensão e formação de novas palavras na Língua Portuguesa. Os alunos aprenderão a distinguir palavras derivadas por acréscimo de afixos e palavras compostas. Para tornar a atividade mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Durante a atividade, os alunos irão criar um template de design sprint, que poderá ser utilizado em outros projetos escolares.
Etapa 1 - Entender
Inicie a atividade fazendo uma roda de conversa com os alunos, perguntando se eles sabem o que são prefixos e sufixos. Em seguida, apresente exemplos de palavras formadas por esses elementos, explicando o significado de cada um.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos deverão fazer um brainstorming em grupos, criando uma lista de palavras que conhecem com prefixos e sufixos. Eles deverão separar os prefixos dos sufixos, escrevendo o maior número de palavras possível.Etapa 3 - Decidir
Na terceira etapa, os alunos deverão escolher a palavra que mais gostaram e justificar a escolha. Em seguida, cada grupo deverá apresentar a palavra escolhida e a justificativa para a turma.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos deverão criar um cartaz com a palavra escolhida, destacando o prefixo ou o sufixo. O cartaz deverá ser colorido e com desenhos que exemplifiquem o significado da palavra.Etapa 5 - Testar
Na última etapa, os alunos deverão apresentar os cartazes para a turma e explicar a palavra escolhida e o significado do prefixo ou sufixo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de leitura e escrita dos alunos, ampliando seu vocabulário;
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo;
- Desenvolver a habilidade dos alunos em distinguir palavras derivadas por acréscimo de afixos e palavras compostas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa em todas as etapas do Design Sprint;
- Criatividade e originalidade na escolha da palavra e na criação do cartaz;
- Clareza na explicação da palavra e do significado do prefixo ou sufixo.
Ações do professor
- Conduzir a roda de conversa e apresentar exemplos de palavras com prefixos e sufixos;
- Orientar os alunos durante todas as etapas do Design Sprint;
- Avaliar e dar feedback sobre os cartazes criados pelos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente em todas as etapas do Design Sprint;
- Criar um cartaz criativo e original, destacando o prefixo ou sufixo da palavra escolhida;
- Explicar a palavra escolhida e o significado do prefixo ou sufixo para a turma.