Aula sobre Prefixos E Sufixos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Divisão em grupos
Divida a turma em 3 grupos, que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.Etapa 2 - Rotação por estações
Estação 1 - Identificação de prefixos e sufixosOs alunos terão acesso a uma lista de palavras e deverão identificar os prefixos e sufixos presentes em cada uma delas. Eles registrarão suas respostas em um papel ou no caderno.
Estação 2 - Compreensão do significado
Os alunos terão acesso a um conjunto de palavras formadas por prefixos e sufixos e seus significados. Eles deverão relacionar cada palavra com seu significado correspondente.
Estação 3 - Criação de palavras
Os alunos receberão uma lista de palavras e deverão adicionar prefixos ou sufixos para criar novas palavras com significados diferentes. Eles terão liberdade para usar sua criatividade na formação dessas palavras.
Etapa 3 - Debate e socialização
Após completarem todas as estações, os alunos se reunirão em uma roda de debate e socialização para compartilhar suas descobertas e aprendizados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e compreender o uso de prefixos e sufixos na formação de palavras;
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação de novas palavras;
- Promover a colaboração entre os alunos, uma vez que eles podem trabalhar em grupos e trocar ideias durante as estações.
Critérios de avaliação
- Precisão na identificação de prefixos e sufixos nas palavras fornecidas;
- Correção na associação das palavras com seus significados correspondentes;
- Originalidade na criação de novas palavras com prefixos e sufixos.
Ações do professor
- Preparar os materiais necessários para cada estação;
- Explicar as instruções e objetivos da atividade;
- Monitorar o progresso dos alunos em cada estação e fornecer orientações quando necessário.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em cada estação;
- Trabalhar em grupos e trocar ideias com os colegas;
- Registrar suas respostas e criações de palavras em um papel ou caderno.