Aula sobre Prefixos E Sufixos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade de Rotação por Estações sobre prefixos e sufixos, os alunos terão a oportunidade de explorar de forma prática e interativa a formação de palavras por meio desses elementos linguísticos. Divididos em três estações, eles terão a tarefa de identificar prefixos e sufixos em palavras, compreender o significado desses elementos e criar novas palavras a partir do seu uso. Essa abordagem ativa permitirá que os alunos desenvolvam suas habilidades de análise morfológica, criatividade e trabalho colaborativo, ao mesmo tempo em que fortalecem seu conhecimento sobre a estrutura das palavras.

  1. Etapa 1 - Divisão em grupos

    Divida a turma em 3 grupos, que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Estação 1 - Identificação de prefixos e sufixos

    Os alunos terão acesso a uma lista de palavras e deverão identificar os prefixos e sufixos presentes em cada uma delas. Eles registrarão suas respostas em um papel ou no caderno.

    Estação 2 - Compreensão do significado

    Os alunos terão acesso a um conjunto de palavras formadas por prefixos e sufixos e seus significados. Eles deverão relacionar cada palavra com seu significado correspondente.

    Estação 3 - Criação de palavras

    Os alunos receberão uma lista de palavras e deverão adicionar prefixos ou sufixos para criar novas palavras com significados diferentes. Eles terão liberdade para usar sua criatividade na formação dessas palavras.


  3. Etapa 3 - Debate e socialização

    Após completarem todas as estações, os alunos se reunirão em uma roda de debate e socialização para compartilhar suas descobertas e aprendizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e compreender o uso de prefixos e sufixos na formação de palavras;
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação de novas palavras;
  • Promover a colaboração entre os alunos, uma vez que eles podem trabalhar em grupos e trocar ideias durante as estações.

Critérios de avaliação

  • Precisão na identificação de prefixos e sufixos nas palavras fornecidas;
  • Correção na associação das palavras com seus significados correspondentes;
  • Originalidade na criação de novas palavras com prefixos e sufixos.

Ações do professor

  • Preparar os materiais necessários para cada estação;
  • Explicar as instruções e objetivos da atividade;
  • Monitorar o progresso dos alunos em cada estação e fornecer orientações quando necessário.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em cada estação;
  • Trabalhar em grupos e trocar ideias com os colegas;
  • Registrar suas respostas e criações de palavras em um papel ou caderno.