Aula sobre Prefixos E Sufixos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema "Prefixos e sufixos" é fundamental para o desenvolvimento da habilidade de distinguir palavras derivadas por acréscimo de afixos e palavras compostas. Os prefixos são elementos que se colocam antes do radical e modificam o sentido da palavra, enquanto os sufixos são adicionados ao final do radical e modificam a classe gramatical da palavra. Esses elementos estão presentes em muitas palavras do nosso cotidiano, como "desfazer", "incompreensível", "amigo", "amizade", entre outras. Nesta atividade, será aplicada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena" e "Que tal", para avaliar a sua própria atividade. Dessa forma, eles serão incentivados a refletir sobre o que foi aprendido e também a desenvolver habilidades de autoavaliação.

  1. Etapa 1 - Pré-atividade

    Antes da atividade, entregue aos alunos uma atividade prévia, contendo um texto explicativo sobre o conceito de prefixos e sufixos, acompanhado de um conjunto de palavras selecionadas que contêm prefixos e sufixos. Os alunos serão desafiados a identificar e registrar os prefixos e sufixos presentes em cada uma delas.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema da atividade e explique o que são esses elementos. Em seguida, apresente exemplos de palavras que possuem prefixos e sufixos, e peça para que os alunos identifiquem esses elementos em cada palavra. Depois, pergunte sobre os resultados da atividade prévia, dando oportunidade para que eles compartilhem a experiência da atividade.

  3. Etapa 3 - Explicação dos conceitos

    Explique mais detalhadamente os conceitos de prefixos e sufixos, mostrando exemplos de cada um e suas funções. Em seguida, peça para que os alunos criem uma lista de palavras que possuem prefixos e sufixos.

  4. Etapa 4 - Atividade em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de até cinco pessoas e irão criar uma lista de palavras que possuem prefixos e sufixos. Eles deverão explicar a função de cada um desses elementos em cada palavra e apresentar exemplos práticos.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena" e "Que tal", para avaliar a sua própria atividade. Dessa forma, eles serão incentivados a refletir sobre o que foi aprendido e também a desenvolver habilidades de autoavaliação.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deverá apresentar a sua lista de palavras e explicar a função dos prefixos e sufixos. Em seguida, os alunos deverão fazer uma autoavaliação utilizando o template Dinâmica dos 3 Qs.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma revisão dos conceitos aprendidos e avalie o desempenho dos alunos na atividade. Você também pode fazer uma avaliação geral da atividade, utilizando o template Dinâmica dos 3 Qs.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em distinguir palavras derivadas por acréscimo de afixos e palavras compostas;
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre o que foi aprendido e o seu próprio desempenho;
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e colaboração.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos prefixos e sufixos nas palavras apresentadas;
  • Participação ativa na atividade em grupo;
  • Qualidade da apresentação dos resultados;
  • Habilidade de autoavaliação utilizando o template Dinâmica dos 3 Qs;
  • Participação e interesse geral na atividade.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e didática os conceitos de prefixos e sufixos;
  • Estimular a participação dos alunos na atividade em grupo;
  • Orientar os alunos na criação do template Dinâmica dos 3 Qs;
  • Avaliar o desempenho dos alunos e dar feedback construtivo;
  • Fazer uma revisão geral dos conceitos aprendidos na atividade.

Ações do aluno

  • Identificar corretamente os prefixos e sufixos nas palavras apresentadas;
  • Participar ativamente na atividade em grupo;
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliação da própria atividade;
  • Apresentar os resultados de forma clara e didática;
  • Refletir sobre o que foi aprendido e avaliar o próprio desempenho utilizando o template Dinâmica dos 3 Qs.