Aula sobre Prefixos
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Por exemplo, a palavra "impossível" é formada pela junção do prefixo "im" (que indica negação) com a palavra "possível".
Nesta atividade, vamos aprender sobre os prefixos em inglês e como eles podem nos ajudar a entender melhor o significado das palavras.
Etapa 1 - Introdução e explicação do tema
Apresentar o tema da aula para a turma, explicando o que são os prefixos e como eles funcionam. Mostre exemplos práticos e didáticos sobre o tema para que os alunos compreendam melhor.Etapa 2 - Divisão dos grupos e escolha dos prefixos
Os alunos serão divididos em grupos de quatro pessoas.Cada grupo deve escolher dois prefixos para trabalhar.
Etapa 3 - Pesquisa sobre os prefixos
Cada grupo deverá pesquisar sobre os prefixos escolhidos, incluindo seu significado, como eles podem ser usados em palavras em Inglês e exemplos de palavras que possuem esses prefixos.Etapa 4 - Criação do fanzine
Professor, explique o que é e como produzir um fanzine.Oriente os grupos para que cada aluno fique responsável por uma parte do fanzine, onde serão registrados os prefixos escolhidos e as palavras que eles modificam.
Incentive os alunos a usar imagens, desenhos e outras formas de ilustração para deixar o fanzine mais atraente e interativo.
Etapa 5 - Apresentação dos fanzines
Ao final da atividade, cada grupo irá apresentar seu fanzine para a turma, explicando o que aprendeu sobre os prefixos e como eles funcionam na língua inglesa.Etapa 6 - Discussão e análise dos fanzines
Conduza uma discussão sobre os fanzines e os prefixos trabalhados, incentivando os alunos a compartilhar o que aprenderam e a fazer perguntas sobre o tema.Etapa 7 - Reflexão final
Peça aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam na aula e como isso pode ser útil em seu cotidiano ou nos estudos de Inglês.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa;
- Analisar a funcionalidade dos sufixos e prefixos, bem como buscar referências na língua materna quando possível;
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento e sua interação em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação e colaboração em grupo;
- Realização das atividades propostas;
- Compreensão do tema e dos prefixos trabalhados;
- Qualidade do fanzine produzido;
- Desempenho na apresentação do fanzine e na discussão final.
Ações do professor
- Explicar claramente o tema e os objetivos da aula;
- Auxiliar os alunos na escolha dos prefixos e na pesquisa necessária para a criação do fanzine;
- Estimular a participação ativa dos alunos e a interação em grupo;
- Conduzir a discussão final sobre os fanzines e os prefixos trabalhados;
- Propor uma reflexão final sobre a aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas e colaborar com o grupo;
- Realizar a pesquisa sobre os prefixos escolhidos;
- Criar o fanzine, incluindo ilustrações e exemplos de palavras com os prefixos escolhidos;
- Apresentar o fanzine para a turma e tirar dúvidas sobre o tema.