Aula sobre Prefixos

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Os prefixos são estruturas que se adicionam ao início das palavras para modificar seu significado. Eles são muito comuns em nosso cotidiano e são utilizados em várias línguas, incluindo o Inglês.

Por exemplo, a palavra "impossível" é formada pela junção do prefixo "im" (que indica negação) com a palavra "possível".

Nesta atividade, vamos aprender sobre os prefixos em inglês e como eles podem nos ajudar a entender melhor o significado das palavras.


  1. Etapa 1 - Introdução e explicação do tema

    Apresentar o tema da aula para a turma, explicando o que são os prefixos e como eles funcionam. Mostre exemplos práticos e didáticos sobre o tema para que os alunos compreendam melhor.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos e escolha dos prefixos

    Os alunos serão divididos em grupos de quatro pessoas.

    Cada grupo deve escolher dois prefixos para trabalhar.


  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre os prefixos

    Cada grupo deverá pesquisar sobre os prefixos escolhidos, incluindo seu significado, como eles podem ser usados em palavras em Inglês e exemplos de palavras que possuem esses prefixos.

  4. Etapa 4 - Criação do fanzine

    Professor, explique o que é e como produzir um fanzine.

    Oriente os grupos para que cada aluno fique responsável por uma parte do fanzine, onde serão registrados os prefixos escolhidos e as palavras que eles modificam.

    Incentive os alunos a usar imagens, desenhos e outras formas de ilustração para deixar o fanzine mais atraente e interativo.


  5. Etapa 5 - Apresentação dos fanzines

    Ao final da atividade, cada grupo irá apresentar seu fanzine para a turma, explicando o que aprendeu sobre os prefixos e como eles funcionam na língua inglesa.

  6. Etapa 6 - Discussão e análise dos fanzines

    Conduza uma discussão sobre os fanzines e os prefixos trabalhados, incentivando os alunos a compartilhar o que aprenderam e a fazer perguntas sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Peça aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam na aula e como isso pode ser útil em seu cotidiano ou nos estudos de Inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa;
  • Analisar a funcionalidade dos sufixos e prefixos, bem como buscar referências na língua materna quando possível;
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento e sua interação em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração em grupo;
  • Realização das atividades propostas;
  • Compreensão do tema e dos prefixos trabalhados;
  • Qualidade do fanzine produzido;
  • Desempenho na apresentação do fanzine e na discussão final.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e os objetivos da aula;
  • Auxiliar os alunos na escolha dos prefixos e na pesquisa necessária para a criação do fanzine;
  • Estimular a participação ativa dos alunos e a interação em grupo;
  • Conduzir a discussão final sobre os fanzines e os prefixos trabalhados;
  • Propor uma reflexão final sobre a aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas e colaborar com o grupo;
  • Realizar a pesquisa sobre os prefixos escolhidos;
  • Criar o fanzine, incluindo ilustrações e exemplos de palavras com os prefixos escolhidos;
  • Apresentar o fanzine para a turma e tirar dúvidas sobre o tema.