Aula sobre Prefixos

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Os prefixos são partes importantes da formação de palavras em Inglês, pois ajudam a modificar seus significados. Eles são adicionados antes de uma palavra raiz e podem mudar seu sentido, intensidade, ou até mesmo criar uma palavra completamente nova.

Por exemplo, o prefixo "un-" adicionado à palavra "happy" forma "unhappy", invertendo o sentido da palavra.

Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre diferentes prefixos em Inglês, suas funcionalidades e como eles podem ser identificados e usados corretamente. Para isso, serão utilizados os princípios da metodologia ativa Design Sprint, permitindo que os alunos trabalhem em conjunto em uma atividade que estimula o seu pensamento criativo e crítico.


  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema e os objetivos da aula em uma roda de conversa, perguntando aos alunos se eles já conhecem alguma palavra com prefixos em inglês. Em seguida, compartilhe exemplos de palavras com prefixos em Inglês e discuta o seu significado.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos dividem-se em grupos e recebem um cartaz para criar um modelo de Design Sprint, com informações sobre o processo de identificação e uso de prefixos em Inglês. Antes, eles devem esboçar como será o layout do cartaz e quais informações serão adicionadas.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Em cada grupo, os alunos discutem e selecionam os prefixos que serão apresentados no cartaz. Eles também definem quais informações serão adicionadas em cada uma das 5 etapas do modelo de Design Sprint.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Cada grupo cria o seu cartaz, a partir do seu modelo de Design Sprint, adicionando imagens, cores e informações relevantes.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos apresentam seus cartazes e explicam ao restante da classe como funciona o processo de identificação e uso de prefixos em Inglês. Em seguida, os alunos são incentivados a testar as informações apresentadas nos cartazes em exercícios práticos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e usar prefixos em Inglês.
  • Estimular o pensamento crítico e a criatividade dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo na sala de aula.

Critérios de avaliação

  • Identificação e seleção de prefixos relevantes.
  • Correto uso da funcionalidade de cada prefixo.
  • Criatividade e funcionalidade do modelo de Design Sprint apresentado pelos grupos.
  • Participação e colaboração em grupo na atividade proposta.
  • Desempenho em exercícios práticos de aplicação dos prefixos em Inglês.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da atividade.
  • Estimular a participação dos alunos em uma roda de conversa sobre o assunto.
  • Orientar os grupos na criação do modelo de Design Sprint.
  • Incentivar a criatividade e a funcionalidade dos cartazes apresentados pelos grupos.
  • Avaliar e fornecer feedback sobre o desempenho dos alunos na atividade proposta.

Ações do aluno

  • Participar da roda de conversa sobre o tema proposto.
  • Identificar e selecionar prefixos em Inglês.
  • Colaborar em grupo na criação do modelo de Design Sprint.
  • Criar um layout criativo e funcional para o cartaz.
  • Realizar os exercícios práticos de aplicação dos prefixos em Inglês.