Aula sobre Prefixos
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Por exemplo, ao adicionar o prefixo "un-" à palavra "happy", temos a palavra "unhappy", que significa infeliz.
Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre os prefixos mais comuns em inglês e como eles são usados para formar novas palavras. Além disso, os alunos trabalharão em equipes para criar um modelo de registro de aprendizagem, para fazerem o acompanhamento do seu próprio aprendizado.
Etapa 1 - Check-in
Os alunos farão um check-in em seus registros de aprendizagem, respondendo às seguintes perguntas: _O que eu já sei sobre prefixos em inglês? O que eu gostaria de aprender nesta aula_?Etapa 2 - Apresentando os prefixos
O professor apresentará os prefixos mais comuns em Inglês e sua funcionalidade.Em seguida, os alunos farão um exercício de classificação, onde deverão identificar o prefixo em diferentes palavras.
Etapa 3 - Criando uma lista de prefixos
Os alunos trabalharão em equipes para criar uma lista de prefixos comuns em Inglês, usando a pesquisa na internet e em dicionários. Eles devem listar pelo menos 10 prefixos comuns e fornecer um exemplo para cada um.Etapa 4 - Criando suas próprias palavras
Ainda em grupos, os alunos trabalharão para criar suas próprias palavras usando prefixos.Em seguida, devem escrever uma frase para cada palavra criada, mostrando como mudou o significado da palavra original.
Etapa 5 - Check-out
Os alunos farão o check-out em seus registros de aprendizagem, respondendo às seguintes perguntas: _O que eu aprendi sobre prefixos em inglês? Como eu posso usar esse conhecimento em minha vida?_Etapa 6 - Sessão de feedback
O professor dedicará o tempo restante para dar feedback aos alunos, tirar dúvidas e fornecer orientação individual.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de análise de palavras em Inglês
- Estimular o trabalho em equipe e colaboração
- Promover a autoavaliação e responsabilidade do aluno pelo próprio aprendizado
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos prefixos em diferentes palavras
- Criação de uma lista de prefixos comuns em Inglês com exemplos
- Criação de novas palavras com prefixos e sua aplicação em uma frase
- Participação ativa e contribuição para a discussão em equipe
Ações do professor
- Apresentar os prefixos e sua funcionalidade
- Estimular a pesquisa e trabalho em equipe
- Fornecer feedback individual e coletivo
- Esclarecer dúvidas e dar orientações
Ações do aluno
- Fazer o check-in e check-out em seus registros de aprendizagem
- Identificar prefixos em diferentes palavras
- Criar uma lista de prefixos com exemplos em equipe
- Criar novas palavras com prefixos e aplicá-las em uma frase
- Participar ativamente das discussões em equipe e da sessão de feedback