Aula sobre Prefixos

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Os prefixos são uma parte importante da formação de palavras na língua inglesa. Eles são adicionados à frente de uma palavra para mudar seu significado ou criar novas palavras.

Por exemplo, ao adicionar o prefixo "un-" à palavra "happy", temos a palavra "unhappy", que significa infeliz.

Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre os prefixos mais comuns em inglês e como eles são usados para formar novas palavras. Além disso, os alunos trabalharão em equipes para criar um modelo de registro de aprendizagem, para fazerem o acompanhamento do seu próprio aprendizado.


  1. Etapa 1 - Check-in

    Os alunos farão um check-in em seus registros de aprendizagem, respondendo às seguintes perguntas: _O que eu já sei sobre prefixos em inglês? O que eu gostaria de aprender nesta aula_?

  2. Etapa 2 - Apresentando os prefixos

    O professor apresentará os prefixos mais comuns em Inglês e sua funcionalidade.

    Em seguida, os alunos farão um exercício de classificação, onde deverão identificar o prefixo em diferentes palavras.


  3. Etapa 3 - Criando uma lista de prefixos

    Os alunos trabalharão em equipes para criar uma lista de prefixos comuns em Inglês, usando a pesquisa na internet e em dicionários. Eles devem listar pelo menos 10 prefixos comuns e fornecer um exemplo para cada um.

  4. Etapa 4 - Criando suas próprias palavras

    Ainda em grupos, os alunos trabalharão para criar suas próprias palavras usando prefixos.

    Em seguida, devem escrever uma frase para cada palavra criada, mostrando como mudou o significado da palavra original.


  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos farão o check-out em seus registros de aprendizagem, respondendo às seguintes perguntas: _O que eu aprendi sobre prefixos em inglês? Como eu posso usar esse conhecimento em minha vida?_

  6. Etapa 6 - Sessão de feedback

    O professor dedicará o tempo restante para dar feedback aos alunos, tirar dúvidas e fornecer orientação individual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise de palavras em Inglês
  • Estimular o trabalho em equipe e colaboração
  • Promover a autoavaliação e responsabilidade do aluno pelo próprio aprendizado

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos prefixos em diferentes palavras
  • Criação de uma lista de prefixos comuns em Inglês com exemplos
  • Criação de novas palavras com prefixos e sua aplicação em uma frase
  • Participação ativa e contribuição para a discussão em equipe

Ações do professor

  • Apresentar os prefixos e sua funcionalidade
  • Estimular a pesquisa e trabalho em equipe
  • Fornecer feedback individual e coletivo
  • Esclarecer dúvidas e dar orientações

Ações do aluno

  • Fazer o check-in e check-out em seus registros de aprendizagem
  • Identificar prefixos em diferentes palavras
  • Criar uma lista de prefixos com exemplos em equipe
  • Criar novas palavras com prefixos e aplicá-las em uma frase
  • Participar ativamente das discussões em equipe e da sessão de feedback