Aula sobre Prefixos
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Os prefixos são elementos adicionados antes de uma palavra para modificar o seu significado. Muitas vezes, eles são utilizados para formar palavras opostas ou com um novo significado. Eles são muito comuns nas palavras, como: "impossível", "desleal", "anti-social", entre outras.
Prefixos são extremamente úteis para aumentar o vocabulário em Inglês e tornar a comunicação mais eficiente.
Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa de gamificação para criar um jogo educativo sobre prefixos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique o que são os prefixos, dando exemplos práticos e didáticos.Etapa 2 - Divisão em equipes
Divida os alunos em equipes para desenvolverem os seus jogos educativos sobre prefixos.Etapa 3 - Desenvolvimento dos jogos
Os alunos deverão desenvolver os seus jogos, em grupos, seguindo as orientações fornecidas pelo professor.Professor, oriente os estudantes a pensar em um estilo de jogo (jogo de cartas, jogo da memória, bingo, entre outros) e a planejá-lo utilizando o mapa de registro, a fim de estudaremos prefixos em Inglês por meio dessa abordagem lúdica.
Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada equipe apresentará o seu jogo educativo para a turma, explicando todos os campos do mapa de registro criado por eles.Etapa 5 - Discussão e feedback
Promova uma discussão e dê feedbacks sobre os jogos apresentados.Etapa 6 - Atividade extraclasse (opcional)
A partir do mapa de registro apresentado e comentado, você pode sugerir que os alunos continuem desenvolvendo os jogos em casa, para apresentá-los no dia da próxima atividade, ou orientar para ser produzido em sala de aula no próximo encontro.Etapa 7 - Encerramento
Faça um resumo da aula e dos principais aprendizados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de reconhecer prefixos utilizados na formação de palavras em língua inglesa.
- Analisar a funcionalidade dos prefixos e buscar referências na língua materna quando possível.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação de jogos educativos sobre o tema.
Critérios de avaliação
- Criatividade e originalidade do jogo educativo.
- Engajamento dos alunos com o jogo apresentado.
- Clareza e efetividade do esquema de recompensas.
- Utilização correta dos prefixos na criação das palavras.
- Contribuição individual dos alunos para o desenvolvimento do jogo.
Ações do professor
- Apresentar de forma clara e objetiva o tema da aula.
- Orientar os alunos na criação dos jogos educativos.
- Proporcionar um ambiente colaborativo e criativo.
- Dar feedbacks construtivos sobre os jogos apresentados.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe na criação dos jogos educativos.
- Desenvolver a criatividade na criação dos jogos.
- Utilizar corretamente os prefixos na criação das palavras.
- Apresentar o jogo educativo de forma clara e objetiva.
- Dar feedbacks sobre os jogos apresentados pelos colegas.