Aula sobre Prefixos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Os prefixos são adicionados antes do radical de uma palavra existente para mudar seu significado. Por exemplo, o prefixo "un" é adicionado à palavra "happy", formando a palavra "unhappy".
É importante que os alunos saibam a importância dos prefixos para compreender melhor o significado das palavras em Inglês.
Etapa 1 - Introdução
Comece a aula explicando o conceito de prefixos em Inglês e dando exemplos de como eles são utilizados na formação de palavras.O objetivo desta etapa é garantir que todos os alunos compreendam o tema antes de passar para as atividades das estações.
Etapa 2 - Rotação por estações
Divida a turma em 3 grupos diferentes, que irão para as diferentes estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. As atividades propostas são:_Estação 1:_
Apresente palavras em Inglês com prefixos. Os alunos deverão identificar a função do prefixo na palavra.
Por exemplo, na palavra "impossible", o prefixo "im" muda o significado da palavra original.
Os alunos devem escrever o significado da palavra original e o significado da palavra com o prefixo.
_Estação 2:_
Apresente aos alunos uma lista de prefixos e uma lista de palavras. Os alunos deverão associar o prefixo a cada palavra e descrever o que o resultado significa.
Exemplo:
A palavra "disagree" pode ser formada associando o prefixo "dis-", que significa "negação ou reversão", à palavra “agree”, que significa concordar.
_Estação 3:_
Peça aos alunos que criem palavras novas usando os prefixos estudados e que expliquem o significado dessas novas palavras. Os alunos podem gerar uma lista de palavras construídas a partir de diferentes prefixos.
Etapa 3 - Discussão em grupo
Ao final do período de rotação por estações, os alunos devem discutir as atividades realizadas e compartilhar o que aprenderam. Professor, incentive a discussão ao fazer perguntas relacionadas ao tema.Etapa 4 - Conclusão
Finalize a aula retomando as atividades realizadas e ressaltando a importância dos prefixos na língua inglesa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer prefixos comuns em língua inglesa.
- Analisar a funcionalidade dos prefixos e sua importância na formação de palavras em Inglês.
- Estimular a criatividade e imaginação dos alunos para a criação de novas palavras em Inglês.
Critérios de avaliação
- Identificação correta de prefixos em palavras apresentadas pelo professor.
- Identificação correta da função do prefixo na palavra.
- Criação de palavras novas com uso correto dos prefixos estudados.
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Demonstrar compreensão geral do tema através da realização das atividades.
Ações do professor
- Explicar claramente o conceito de prefixos em língua inglesa.
- Orientar os alunos sobre as atividades em cada estação.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
- Incentivar a discussão em grupo.
- Revisitar as atividades realizadas para garantir a compreensão dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades nas estações.
- Trabalhar em grupo para a criação de novas palavras com uso correto dos prefixos.
- Compartilhar o que foi aprendido nas discussões em grupo.
- Fazer perguntas ao professor.
- Demonstrar interesse no tema através da participação nas atividades.