Aula sobre Prefixos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre prefixos em língua inglesa e sua funcionalidade na formação de palavras, por meio da metodologia ativa Rotação por estações, na qual cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

Os prefixos são adicionados antes do radical de uma palavra existente para mudar seu significado. Por exemplo, o prefixo "un" é adicionado à palavra "happy", formando a palavra "unhappy".

É importante que os alunos saibam a importância dos prefixos para compreender melhor o significado das palavras em Inglês.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula explicando o conceito de prefixos em Inglês e dando exemplos de como eles são utilizados na formação de palavras.

    O objetivo desta etapa é garantir que todos os alunos compreendam o tema antes de passar para as atividades das estações.


  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Divida a turma em 3 grupos diferentes, que irão para as diferentes estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. As atividades propostas são:

    _Estação 1:_

    Apresente palavras em Inglês com prefixos. Os alunos deverão identificar a função do prefixo na palavra.

    Por exemplo, na palavra "impossible", o prefixo "im" muda o significado da palavra original.

    Os alunos devem escrever o significado da palavra original e o significado da palavra com o prefixo.

    _Estação 2:_

    Apresente aos alunos uma lista de prefixos e uma lista de palavras. Os alunos deverão associar o prefixo a cada palavra e descrever o que o resultado significa.

    Exemplo:

    A palavra "disagree" pode ser formada associando o prefixo "dis-", que significa "negação ou reversão", à palavra “agree”, que significa concordar.

    _Estação 3:_

    Peça aos alunos que criem palavras novas usando os prefixos estudados e que expliquem o significado dessas novas palavras. Os alunos podem gerar uma lista de palavras construídas a partir de diferentes prefixos.


  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Ao final do período de rotação por estações, os alunos devem discutir as atividades realizadas e compartilhar o que aprenderam. Professor, incentive a discussão ao fazer perguntas relacionadas ao tema.

  4. Etapa 4 - Conclusão

    Finalize a aula retomando as atividades realizadas e ressaltando a importância dos prefixos na língua inglesa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer prefixos comuns em língua inglesa.
  • Analisar a funcionalidade dos prefixos e sua importância na formação de palavras em Inglês.
  • Estimular a criatividade e imaginação dos alunos para a criação de novas palavras em Inglês.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta de prefixos em palavras apresentadas pelo professor.
  • Identificação correta da função do prefixo na palavra.
  • Criação de palavras novas com uso correto dos prefixos estudados.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Demonstrar compreensão geral do tema através da realização das atividades.

Ações do professor

  • Explicar claramente o conceito de prefixos em língua inglesa.
  • Orientar os alunos sobre as atividades em cada estação.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Incentivar a discussão em grupo.
  • Revisitar as atividades realizadas para garantir a compreensão dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades nas estações.
  • Trabalhar em grupo para a criação de novas palavras com uso correto dos prefixos.
  • Compartilhar o que foi aprendido nas discussões em grupo.
  • Fazer perguntas ao professor.
  • Demonstrar interesse no tema através da participação nas atividades.