Aula sobre Prefixos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os prefixos são morfemas adicionados ao início de uma palavra para mudar seu significado. Eles são comuns em Inglês e, ao dominá-los, podemos criar novas palavras e ampliar nosso vocabulário.

Nesta atividade, vamos aprender sobre alguns prefixos comuns, como “un-”, “re-” e “dis-”, e analisar como eles afetam o sentido das palavras.

Vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos serão encorajados a criar um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.


  1. Etapa 1 - Aula invertida (antes do dia da atividade)

    Os alunos serão encarregados de pesquisar e estudar sobre os prefixos em Inglês em atividade extraclasse. Professor, disponibilize um ou mais vídeos curtos sobre o assunto, seguidos de leituras complementares. Encoraje os alunos a realizar pesquisas em diferentes fontes e a registrar suas notas.

  2. Etapa 2 - Introdução ao tema (no dia da atividade)

    Apresente os conceitos básicos sobre o tema, incluindo a definição de prefixo, sua função na formação de palavras, e os prefixos mais comuns em Inglês. Dê exemplos de palavras que contenham prefixos e explique como ele modifica o significado da palavra.

  3. Etapa 3 - Criação de um mapa conceitual

    Em sala de aula, os alunos serão divididos em grupos de quatro para criar um mapa conceitual sobre o tema. Cada grupo deve criar uma ideia central e oito sub-ideias, a partir de seus registros e anotações sobre o material disponibilizado previamente.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a classe e discutirá as ideias e os conceitos apresentados. Incentive a participação dos alunos e promova a troca de ideias entre os grupos.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos que ilustrem o uso dos prefixos em Inglês. Os alunos serão encorajados a discutir e analisar exemplos e a identificar os prefixos utilizados e seus significados.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma revisão dos pontos principais da aula e incentive os alunos a revisar seus mapas conceituais e notas de pesquisa.

  7. Etapa 7 - Feedback

    Dê feedback aos alunos e incentive a reflexão sobre o que foi aprendido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer prefixos em palavras em Inglês
  • Analisar a funcionalidade dos prefixos na formação de palavras
  • Ampliar o vocabulário dos alunos em Inglês
  • Estimular habilidades de pesquisa e trabalho em grupo dos alunos
  • Desenvolver a curiosidade e o interesse dos alunos pela língua inglesa

Critérios de avaliação

  • Identificação correta de prefixos em palavras em Inglês
  • Compreensão correta da função dos prefixos na formação de palavras
  • Grau de participação e colaboração em atividades em grupo
  • Clareza e organização do mapa conceitual criado pelos alunos
  • Habilidade em aplicar o conhecimento adquirido na análise de exemplos práticos

Ações do professor

  • Promover a participação dos alunos
  • Estimular a curiosidade e a criatividade dos alunos
  • Fornecer feedback construtivo aos alunos
  • Incentivar a pesquisa e a busca por informações adicionais
  • Ser um facilitador da aprendizagem

Ações do aluno

  • Participar ativamente do processo de aprendizagem em grupo
  • Fornecer contribuições úteis e relevantes ao grupo
  • Demonstrar comprometimento e dedicação em atividades extraclasse
  • Utilizar suas próprias palavras para criar o mapa conceitual
  • Demonstrar interesse em aprender e se aprimorar em Inglês.