Aula sobre Preposicoes De Tempo In On At
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Nesta atividade, trabalharemos sobre as preposições de tempo "in", "on" e "at". Essas palavras são comuns na língua inglesa e são usadas para indicar diferentes momentos no tempo. Por exemplo, nós usamos "in" para indicar um período específico de tempo (in the morning, in the summer), "on" para indicar um dia específico (on Friday, on Christmas day) e "at" para indicar um momento específico (at 3 o'clock, at midnight). É importante conhecer essas preposições para se comunicar bem em inglês e para que você possa entender quando alguém fala sobre horários e datas. Vamos usar a metodologia ativa "Rotação por estações" para explorar essas preposições de tempo. Dividiremos a turma em 3 grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema.
Etapa 1 - Introdução ao tema
Introduza o tema das preposições de tempo e explique as diferenças entre "in", "on" e "at" usando exemplos práticos. Os alunos serão convidados a interagir e a fazer perguntas. Você pode iniciar a aula apresentando exemplos práticos do uso das preposições de tempo: in/on/at. Peça aos alunos que pensem em exemplos que já usaram no cotidiano, em suas vidas, e os compartilhar com a turma. Divida a turma em grupos e explique a tarefa a ser realizada.Etapa 2 - Estação 1 (Jogos de cartas)
O grupo 1 vai jogar cartas em que as preposições de tempo (in, on e at) apareçam. Cada carta terá uma frase com uma preposição de tempo e os alunos devem formular frases usando outras preposições de tempo. O objetivo do jogo é aumentar o repertório lexical dos alunos e melhorar sua habilidade em usar as preposições de tempo corretamente.Etapa 3 - Estação 2 (Atividade escrita)
O grupo 2 será apresentado a uma lista de frases que contêm preposições de tempo e serão convidados a escrever frases com outras preposições de tempo. O objetivo dessa atividade é aprimorar a habilidade deles em construir frases usando preposições de tempo diferentes.Etapa 4 - Estação 3 (Bingo)
O grupo 3 vai jogar bingo usando as preposições de tempo. Forneça cartões de bingo com frases contendo preposições de tempo e sorteie a frase correspondente. O objetivo do jogo é aprimorar a habilidade de compreensão dos alunos em relação ao uso de preposições de tempo.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma revisão do assunto e destaque os pontos importantes abordados durante a atividade. Incentive uma discussão sobre o tema, esclarecendo as dúvidas dos alunos e permitindo que eles comentem sobre a metodologia trabalhada. O objetivo é que todos saiam com um entendimento claro das preposições de tempo e como usá-las.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).
- Desenvolver habilidades de compreensão dos alunos em relação ao uso correto das preposições de tempo.
- Incentivar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Uso correto das preposições de tempo.
- Participação ativa em todas as atividades propostas.
- Desenvolvimento de frases coerentes e contextualizadas.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar as diferenças entre as preposições de tempo.
- Fornecer exemplos práticos e didáticos para ajudar os alunos a compreender o assunto.
- Orientar os alunos durante as atividades propostas e fornecer feedback construtivo.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Pensar criticamente e formular frases coerentes e contextualizadas.