Aula sobre Preposicoes
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
As preposições são palavras que estabelecem relações entre termos de uma oração. Elas são muito importantes para a coesão e coerência de um texto por ajudarem a conectar as ideias e a indicar as relações entre elas. Por exemplo, a preposição "de" pode indicar posse, origem ou causa, enquanto a preposição "para" pode indicar finalidade ou destino. As preposições estão presentes em diversos gêneros textuais, como cartas, artigos, relatórios e narrativas. Os estudantes irão aprender sobre as preposições e como utilizá-las adequadamente em seus textos. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho de seus colegas na produção de textos com o uso correto das preposições.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma introdução sobre o tema das preposições e explique a sua importância para a construção de textos coesos e coerentes. Utilize exemplos de textos que apresentem o uso correto e incorreto das preposições para ilustrar a importância do tema.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos deverão pesquisar sobre as preposições e suas funções, utilizando livros didáticos, dicionários e materiais online. Eles deverão anotar as informações mais relevantes e preparar uma apresentação para compartilhar com os colegas.Etapa 3 - Apresentação
Os alunos deverão apresentar suas pesquisas para a turma, destacando as principais informações sobre as preposições e suas funções. Incentive a participação dos alunos fazendo perguntas e solicitando exemplos práticos.Etapa 4 - Projeto
Os alunos deverão trabalhar em grupos para criar um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho de seus colegas na produção de textos com o uso correto das preposições. Eles deverão definir os critérios de avaliação e preparar o modelo de avaliação.Etapa 5 - Apresentação dos templates
Cada grupo deverá apresentar seu template para a turma, explicando os critérios de avaliação e como eles serão utilizados para avaliar os textos dos colegas.Etapa 6 - Produção de textos
Os alunos deverão produzir textos utilizando as preposições adequadamente, seguindo as orientações dos templates de avaliação criados pelos colegas.Etapa 7 - Avaliação
Os alunos deverão avaliar os textos produzidos pelos colegas utilizando os templates criados por eles mesmos. Professor, acompanhe o processo e forneça feedback para os alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar as preposições adequadamente na produção de textos.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho dos colegas e fornecer feedback construtivo.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo
- Construção dos argumentos
- Apresentação e comunicação
- Desempenho geral
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar sua importância.
- Incentivar a pesquisa e a participação dos alunos.
- Acompanhar o processo de produção de textos e fornecer feedback.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre as preposições e suas funções.
- Trabalhar em grupo para criar um template de avaliação por pares.
- Produzir textos com o uso correto das preposições.
- Avaliar os textos dos colegas e fornecer feedback construtivo.