Aula sobre Preposicoes

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


As preposições são palavras que indicam a relação entre dois termos de uma oração, como lugar, tempo, modo, causa, finalidade, entre outras. É um assunto importante para a compreensão e produção de textos, por ajudar a estabelecer a coesão e a coerência. Utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker para os alunos criarem um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. A ideia é que os alunos sejam protagonistas do próprio aprendizado e apliquem o conhecimento de forma prática e criativa.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente aos aluno o conceito de preposições, explicando a função e os diferentes tipos. Em seguida, exemplifique o uso das preposições em frases simples e complexas, para os alunos compreenderem melhor a sua aplicação.

  2. Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal". Cada grupo terá que pensar em exemplos de frases que utilizem preposições em cada campo. O objetivo é que os alunos apliquem o conhecimento de forma prática e criativa.

  3. Etapa 3 - Socialização dos templates

    Cada grupo irá apresentar o seu template para a turma, explicando as frases que criaram e a relação com as preposições. Medie a discussão e corrija possíveis erros conceituais.

  4. Etapa 4 - Produção textual

    Os alunos deverão produzir um texto utilizando as preposições de forma correta e coerente. Disponibilize um tema para os alunos poderem aplicar o conhecimento adquirido. Os alunos deverão utilizar os templates criados na etapa anterior como ferramenta de avaliação do próprio texto.

  5. Etapa 5 - Socialização dos textos

    Os alunos irão compartilhar os seus textos com a turma, utilizando os templates criados na etapa anterior como ferramenta de avaliação. Medie a discussão e corrija possíveis erros conceituais.

  6. Etapa 6 - Reflexão sobre o aprendizado

    Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam nesta aula e como poderão aplicar o conhecimento adquirido em situações cotidianas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos durante a aula e a qualidade dos textos produzidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar recursos de coesão e referência adequados ao gênero textual.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Promover a reflexão sobre a aplicação das preposições em situações cotidianas.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta e coerente das preposições no texto produzido.
  • Participação ativa e criativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade e pertinência dos exemplos apresentados no template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de preposições e exemplificar a sua aplicação.
  • Mediar a discussão durante a socialização dos templates e textos produzidos.
  • Avaliar a participação dos alunos e a qualidade dos textos produzidos.

Ações do aluno

  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com exemplos de frases que utilizem preposições.
  • Produzir um texto utilizando as preposições de forma correta e coerente.
  • Refletir sobre o aprendizado e a aplicação das preposições em situações cotidianas.