Aula sobre Preposicoes

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


As preposições são palavras invariáveis que estabelecem relação entre dois termos da oração. Elas são muito importantes para a coesão e coerência textual, por ajudarem a estabelecer conexões entre as ideias. As preposições estão presentes em nosso cotidiano, seja em conversas informais, em textos escritos, em músicas, entre outros. Trabalharemos com a metodologia Design Sprint, a qual é uma forma de solucionar problemas de maneira criativa e colaborativa. Os alunos irão criar um template de Design Sprint com 5 etapas para desenvolver o tema das preposições, para utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão sequencial e referencial, construções passivas e impessoais, discurso direto e indireto e outros recursos expressivos adequados ao gênero textual.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos o conceito de preposições e suas funções na oração. Mostre exemplos de frases que contenham preposições para os alunos identificá-las. Utilize recursos audiovisuais para tornar a aula mais dinâmica.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos deverão criar um mapa mental sobre as preposições, relacionando-as com outras palavras e conceitos. Entregue um modelo de mapa mental para facilitar o trabalho dos alunos.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos deverão escolher um gênero textual para trabalhar com as preposições, como, por exemplo, uma carta, um poema, uma notícia, entre outros. Forneça alguns exemplos de textos para os alunos escolherem.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos deverão escrever um texto utilizando as preposições adequadamente ao gênero textual escolhido. Dê algumas orientações sobre a estrutura do texto e sobre a utilização das preposições.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos deverão revisar seus textos e trocar com um colega para que ele realize uma revisão. Em seguida, os alunos deverão apresentar seus textos para a turma e receber feedbacks dos colegas e do professor.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar recursos de coesão e referência adequados ao gênero textual.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em revisar e editar seus próprios textos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em dar e receber feedbacks de forma construtiva.
  • Promover a autonomia dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada das preposições no texto.
  • Adequação ao gênero textual escolhido.
  • Coesão e coerência textual.
  • Revisão e edição do texto.
  • Participação nas atividades em sala de aula.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de preposições e suas funções na oração.
  • Fornecer exemplos de textos e gêneros textuais.
  • Orientar os alunos na estruturação do texto.
  • Fornecer feedbacks construtivos aos alunos.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.

Ações do aluno

  • Identificar as preposições em frases.
  • Criar um mapa mental sobre as preposições.
  • Escolher um gênero textual para trabalhar.
  • Escrever um texto utilizando as preposições adequadamente.
  • Revisar e editar o próprio texto, bem como dar e receber feedbacks construtivos.