Aula sobre Preposicoes
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
As preposições são palavras que estabelecem relações entre os termos de uma frase, indicando, por exemplo, tempo, lugar, modo, causa, finalidade, entre outros. Elas são muito importantes para a coesão e coerência do texto por ajudarem a mostrar a relação entre as ideias. As preposições estão presentes em nosso cotidiano, como em expressões idiomáticas, músicas, poesias, propagandas, entre outros. Trabalharemos com o tema "Preposições" de forma mais dinâmica e participativa, utilizando a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.
Etapa 1 - Check-in e contextualização
Inicie a aula com uma breve contextualização sobre o tema, apresentando exemplos de frases que contenham preposições. Em seguida, os alunos farão o Check-in em seus templates de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que você já sabe sobre preposições?"Etapa 2 - Atividade em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma lista de frases para identificar as preposições presentes em cada uma delas. O professor poderá utilizar recursos como o Kahoot ou Quizlet para tornar a atividade mais dinâmica e desafiadora.Etapa 3 - Discussão em grupo
Cada grupo apresentará suas respostas e o professor conduzirá uma discussão sobre as preposições identificadas, ressaltando a importância delas na coesão e coerência do texto.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de como as preposições são utilizadas em diferentes gêneros textuais, como notícias, cartas, e-mails, entre outros. Os alunos farão anotações em seus templates de registro de aprendizagem.Etapa 5 - Produção textual
Os alunos produzirão um texto utilizando as preposições adequadamente, com o auxílio do professor. Utilize a técnica de escrita colaborativa, na qual os alunos se auxiliam na produção do texto.Etapa 6 - Check-out e reflexão
Os alunos farão o Check-out em seus templates de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que você aprendeu sobre preposições hoje?". Em seguida, conduza uma reflexão sobre a metodologia utilizada e o aprendizado dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar as preposições adequadamente na produção textual.
- Estimular a participação e colaboração dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a capacidade de análise e interpretação de frases.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada das preposições no texto produzido.
- Participação e colaboração dos alunos nas atividades em grupo.
- Capacidade de análise e interpretação das frases apresentadas.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Utilizar recursos tecnológicos para tornar a aula mais dinâmica.
- Conduzir as atividades em grupo e a reflexão sobre o aprendizado dos alunos.
Ações do aluno
- Identificar as preposições presentes nas frases.
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Produzir um texto utilizando as preposições adequadamente.