Aula sobre Preposicoes

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As preposições são palavras que estabelecem relações entre termos de uma frase. Elas são muito importantes para a construção da coesão e coerência textual. Em nosso cotidiano, as preposições estão presentes em todos os lugares, desde as placas de trânsito até as instruções de uso de um medicamento. Trabalharemos as preposições de forma lúdica e interativa, utilizando a metodologia ativa Rotação por estações. Os alunos terão a oportunidade de trabalhar em grupo e desenvolver habilidades de coesão e sequencialidade textual.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos o conceito de preposições e sua importância na construção textual. Em seguida, faça uma revisão dos principais tipos de preposições (essenciais, acidentais e locuções prepositivas) e suas funções sintáticas. Utilize exemplos práticos e peça que os alunos identifiquem as preposições nas frases.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Jogo da Memória

    Nesta estação, os alunos irão jogar um jogo da memória com cartas contendo preposições e seus complementos. O objetivo é identificar a relação estabelecida pela preposição e seu complemento. Crie as cartas com a ajuda dos alunos, utilizando exemplos retirados de textos lidos em sala de aula.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Caça-palavras

    Nesta estação, os alunos irão buscar preposições em um caça-palavras. Produza um caça-palavras com a ajuda dos alunos, utilizando palavras relacionadas ao cotidiano dos deles. Após a conclusão da atividade, os alunos devem apresentar as preposições encontradas e explicar a relação estabelecida pela preposição e seu complemento.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Produção textual

    Nesta estação, os alunos irão produzir um texto coeso e coerente utilizando as preposições. Forneça um tema ou deixe que os alunos escolham um. Os alunos devem utilizar as preposições adequadamente, estabelecendo relações claras entre os termos da frase. Faça uma correção coletiva dos textos produzidos pelos alunos.

  5. Etapa 5 - Fechamento

    Faça uma revisão dos conceitos trabalhados na aula e enfatize a importância das preposições na construção textual. Os alunos podem apresentar as atividades realizadas em cada estação e discutir as dificuldades encontradas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de coesão e sequencialidade textual.
  • Estimular a criatividade e a produção textual dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das preposições e suas funções sintáticas.
  • Utilização adequada das preposições na produção textual.
  • Coesão e coerência textual.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e objetiva os conceitos de preposições e suas funções sintáticas.
  • Auxiliar os alunos na produção textual e na correção dos erros encontrados.
  • Estimular a interação e a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Identificar corretamente as preposições e suas funções sintáticas.
  • Utilizar adequadamente as preposições na produção textual.
  • Colaborar com os colegas nas atividades em grupo.