Aula sobre Present Continuous

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O Present Continuous é um tempo verbal utilizado para expressar ações em curso no momento da fala. Essa forma verbal é largamente utilizada na língua inglesa, e é importante que os estudantes a compreendam para poderem se expressar adequadamente em situações cotidianas. Nesta atividade, vamos trabalhar com a metodologia Aprendizagem Entre Pares, na qual os estudantes terão a oportunidade de criar um mapa conceitual sobre o assunto, desenvolvendo uma ideia central com 8 sub-ideias e 2 níveis de profundidade. Ao final, eles devem ser capazes de utilizar o Present Continuous para descrever ações que estejam em progresso e em diferentes contextos.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Inicie com uma atividade de aquecimento para engajar a turma. Peça aos alunos que se levantem e realize uma ação no momento em que você disser "now" (agora), enfatizando que eles devem utilizar o Present Continuous para descrever a ação. Por exemplo, "Now, I am standing." Encoraje todos a participar.

  2. Etapa 2 - Apresentação

    Apresente o tema Present Continuous, suas formas de utilização e exemplos práticos. Utilize recursos visuais e audiovisuais para apoiar a apresentação.

  3. Etapa 3 - Organização em pares

    Divida a turma em pares e peça para eles criarem um mapa conceitual sobre o Present Continuous, desenvolvendo uma ideia central com 8 sub-ideias e 2 níveis de profundidade. Por exemplo, a ideia central pode ser "Descrevendo ações em progresso" e as sub-ideias podem ser "Ações físicas", "Ações mentais", "Descrição de cenas", entre outras. Incentive os alunos a serem criativos e a colaborar um com o outro.

  4. Etapa 4 - Feedback

    Peça para cada par apresentar seu mapa conceitual para a turma, enfatizando a ideia central e as sub-ideias desenvolvidas. Incentive a participação e a troca de ideias entre os estudantes.

  5. Etapa 5 - Prática em sala de aula

    Peça para eles utilizarem o Present Continuous para descrever ações que estão acontecendo na sala de aula ou em outros contextos.

  6. Etapa 6 - Prática em casa

    Deixe uma tarefa de casa para consolidar o aprendizado do Present Continuous, com atividades de escrita ou de fala utilizando o tempo verbal.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Conduza uma breve discussão com os alunos sobre as atividades realizadas, dando ênfase no uso correto do Present Continuous. Encerre com um feedback geral sobre a atividade e o tema trabalhado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o Present Continuous para descrever ações em progresso;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os estudantes na elaboração do mapa conceitual;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em apresentar e compartilhar ideias em público;
  • Reforçar a importância da prática constante para consolidar o aprendizado;
  • Estimular o trabalho em equipe e a cooperação entre os estudantes.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada do Present Continuous em diferentes contextos;
  • Coerência e clareza na elaboração do mapa conceitual;
  • Participação e colaboração durante a atividade em pares;
  • Habilidade de apresentar ideias de forma clara e objetiva;
  • Consolidação do aprendizado na tarefa de casa.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e didática;
  • Estimular a participação e a colaboração dos estudantes;
  • Promover a troca de ideias e a discussão construtiva entre os alunos;
  • Dar feedbacks constantes sobre o desempenho dos estudantes;
  • Estimular a prática e a consolidação do aprendizado.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade de aquecimento;
  • Colaborar na construção do mapa conceitual com seu par;
  • Apresentar suas ideias de forma clara e objetiva para a turma;
  • Utilizar o Present Continuous adequadamente em diferentes contextos;
  • Praticar o uso do Present Continuous na tarefa de casa.