Aula sobre Present Continuous
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Nesta atividade, vamos aprender sobre o Present Continuous, uma estrutura gramatical que nos permite descrever ações em progresso no presente. O Present Continuous é amplamente utilizado na língua inglesa, principalmente em situações informais do dia a dia, como conversas com amigos e familiares. Vamos aplicar a metodologia Design Sprint, que vai nos auxiliar a desenvolver o tema em cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Essa metodologia ativa envolve os alunos em todo o processo de aprendizado, tornando a aula mais dinâmica e participativa.
Etapa 1 - Entender
Contextualize o tema do Present Continuous, explicando regras básicas e formas de uso da estrutura, mostrando exemplos práticos e envolvendo os alunos em uma discussão sobre situações cotidianas em que essa estrutura pode ser utilizada.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos vão criar um esboço de um diálogo simples entre duas ou mais pessoas, utilizando o Present Continuous para descrever ações em progresso. Ao final da etapa, cada aluno compartilha sua ideia com a sala para receber feedback e sugestões.Etapa 3 - Decidir
Os estudantes trabalham em duplas ou grupos para decidir o contexto e os personagens do diálogo, bem como as ações em progresso que serão descritas. Cada grupo apresentar sua ideia ao restante da turma.Etapa 4 - Prototipar
Com base nas ideias apresentadas na etapa anterior, os grupos vão prototipar a cena do diálogo, criando uma representação visual com desenhos, colagens ou material disponível em sala de aula.Etapa 5 - Testar
Cada grupo apresentar sua cena em uma dramatização, utilizando o diálogo criado na etapa anterior e aplicando o Present Continuous para descrever ações em progresso. Ao final, a turma irá avaliar e dar feedback sobre as apresentações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o Present Continuous para descrever ações em progresso.
- Incentivar a criatividade dos alunos na criação de diálogos e cenas.
- Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Utilização correta e adequada da estrutura do Present Continuous.
- Criatividade na criação do diálogo e da cena.
- Clareza na apresentação da cena e do diálogo.
- Participação ativa e colaborativa em todas as etapas do Design Sprint.
- Feedback construtivo para os demais grupos durante as apresentações.
Ações do professor
- Contextualizar o tema do Present Continuous e apresentar exemplos práticos.
- Aplicar a metodologia Design Sprint e orientar os alunos em cada etapa.
- Estimular a participação e o trabalho em grupo dos alunos.
- Dar feedback construtivo para os grupos durante as apresentações.
- Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Participar ativamente de todas as etapas do Design Sprint.
- Colaborar com os demais membros do grupo na criação do diálogo e da cena.
- Apresentar sua ideia ao restante da turma e receber feedback construtivo.
- Prototipar a cena com criatividade e clareza.
- Apresentar a cena ao restante da turma com clareza e segurança.