Aula sobre Present Continuous

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O present continuous, também chamado de present progressive, é um tempo verbal muito importante no inglês. Ele é utilizado para descrever ações que estão acontecendo no momento em que se fala ou que estão em progresso no período atual. Por exemplo, "I am studying English" significa "Eu estou estudando inglês agora". O objetivo desta atividade é ensinar aos alunos como utilizar o present continuous para descrever ações em progresso. Utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual eles criam um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Isso vai permitir que os estudantes acompanhem e registrem todo o processo de aprendizagem de uma maneira mais organizada e autônoma.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a atividade fazendo perguntas simples, como "O que você está fazendo agora?" ou "O que seus colegas estão fazendo agora?". A ideia é que a turma comece a praticar a utilização do present continuous para descrever o que está acontecendo no momento.

  2. Etapa 2 - Explicação

    Explique o conceito do present continuous utilizando exemplos e atividades práticas. O objetivo é que a turma entenda que este tempo verbal é utilizado para falar sobre ações que estão acontecendo em um momento específico.

  3. Etapa 3 - Exercícios

    Os alunos vão praticar em grupos a construção de frases com o present continuous utilizando um conjunto de flashcards com figuras relacionadas a situações cotidianas. Circule pela sala para ajudar e corrigir os alunos durante o exercício.

  4. Etapa 4 - Modelo de registro de aprendizagem

    Os estudantes vão criar um modelo de registro de aprendizagem no qual terão que preencher os campos de Check-in e Check-out com ações que estão fazendo no momento da atividade.

  5. Etapa 5 - Pesquisa

    Os alunos vão fazer uma pesquisa online sobre a utilização do present continuous trazendo exemplos de textos reais. Eles podem fazer um postar a partir das informações pesquisadas para ser compartilhado com a turma.

  6. Etapa 6 - Música

    Apresente uma música simples contendo o present continuous. A turma vai ouvir a música e identificar as frases que contêm o present continuous.

  7. Etapa 7 - Aplicação prática

    Os alunos criam pequenas frases em grupos utilizando o present continous para descrever uma cena em um vídeo curto que será apresentado em sala. Cada grupo apresenta sua frase para a turma.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Encerre revisando os conceitos aprendidos e respondendo a quaisquer dúvidas que tenham surgido durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o present continuous para descrever ações em progresso.
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
  • Fomentar a autonomia dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Promover o uso de metodologias ativas no ensino de língua estrangeira.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em utilizar adequadamente o present continuous.
  • Participação ativa e engajamento dos alunos durante as atividades em grupo.
  • Clareza e organização do modelo de registro de aprendizagem preenchido pelos alunos.

Ações do professor

  • Explicar o conceito do present continuous utilizando exemplos e atividades práticas.
  • Circular pela sala durante os exercícios para ajudar e corrigir os alunos.
  • Apresentar uma música simples contendo o present continuous.
  • Apresentar um vídeo curto para promover a aplicação prática do present continuous.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Criar um modelo de registro de aprendizagem com as ações realizadas durante a aula.
  • Descrever adequadamente a cena do vídeo utilizando o present continuous em grupo.