Aula sobre Present Continuous
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta atividade, os alunos vão aprender a usar o Present Continuous para descrever ações em progresso. O Present Continuous é um dos tempos verbais mais comuns da língua inglesa e é usado para descrever ações que estão acontecendo agora ou em um momento específico no futuro. Em outras palavras, ele descreve o que está acontecendo no momento em que falamos. O tema será abordado por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criam um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os estudantes terão a oportunidade de trabalhar em equipe e liderar sua própria aprendizagem. Alguns exemplos de como o Present Continuous pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes incluem: descrever o que eles estão fazendo no momento da aula, discutir eventos e atividades futuras em suas vidas e descrever cenas de filmes ou séries que eles estão assistindo.
Etapa 1 - Vídeo explicativo
A turma vai assistir a um vídeo explicativo sobre o Present Continuous em casa. Você pode fornecer o vídeo em forma de link, previamente gravado ou pode utilizar um vídeo de alguma plataforma, como o YouTube. O vídeo deve fornecer exemplos claros de como o Present Continuous é usado.Etapa 2 - Aquecimento
Inicie com uma dinâmica de grupo para aquecer os alunos e relaxar a turma. Em seguida, apresente o tema e o objetivo da aula, utilizando exemplos em língua portuguesa e traduzindo para o inglês. Você pode utilizar vídeos, imagens ou textos como material de apoio. Perguntes aos alunos o que acharam do vídeo que assistiram em casa, se tiveram dúvidas ou alguma dificuldade em relação ao tema.Etapa 3 - Exercício individual
A turma vai realizar exercícios online ou no caderno para praticar o uso do Present Continuous. Forneça exercícios que envolvam frases afirmativas, negativas e interrogativas, além de atividades de tradução e diálogos.Etapa 4 - Criação do Mapa Conceitual
Os estudantes serão divididos em grupos de quatro pessoas para criar um mapa conceitual do Present Continuous. Para cada grupo, entregue um formulário em branco ou utilize ferramentas como o Google Drive ou Mindmeister. O mapa conceitual deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade. Dê as orientações necessárias e esclareça dúvidas.Etapa 5 - Socialização dos Mapas Conceituais
Cada grupo apresenta seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias e as relações entre elas. Conduza a discussão e faça perguntas para garantir que todos entenderam o tópico.Etapa 6 - Consolidação
Faça uma revisão do conteúdo estudado e encerre a aula com perguntas abertas para que os alunos possam expressar suas opiniões sobre o tema ou sobre a metodologia utilizada.
Intencionalidades pedagógicas
- Promover a aprendizagem autônoma dos alunos;
- Estimular a cooperação e a liderança dos alunos;
- Incentivar a criatividade e a resolução de problemas;
- Proporcionar atividades variadas a fim de atender à diversidade dos alunos.
Critérios de avaliação
- Capacidade de criação do mapa conceitual de forma lógica e clara;
- Participação e cooperação em grupo;
- Acerto nas respostas dos exercícios propostos;
- Demonstrar empatia com o tema, participando das discussões e compreendendo o uso do Present Continuous.
Ações do professor
- Fornecer material de apoio adequado para o tema;
- Orientar e tirar dúvidas dos alunos durante todo o processo metodológico;
- Promover o engajamento e a participação ativa dos alunos na aula;
- Avaliar o progresso dos alunos e ajustar o ensino em conformidade.
Ações do aluno
- Criar o mapa conceitual, seguindo as orientações fornecidas;
- Participar ativamente nas discussões em grupo e durante a aula;
- Realizar os exercícios propostos para praticar o uso do Present Continuous;
- Demostrar interesse e entusiasmo pelo tema e pela metodologia ativa utilizada.