Aula sobre Present Perfect How Long Since For Presente Perfeito

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O Present Perfect é um tempo verbal da língua inglesa que, muitas vezes, confunde os estudantes. Ele é utilizado para falar de ações que aconteceram no passado, mas que possuem ligação com o presente.

Por exemplo, quando queremos falar de uma experiência que tivemos, mas que ainda tem algum efeito em nossas vidas, como:

"I have lived in Brazil for 5 years"

(Eu moro no Brasil há 5 anos)

Nesta atividade, os estudantes vão aprender a forma correta de utilizar esse tempo verbal com o uso das expressões "how long", "since" e "for".


  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor deve apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos do cotidiano dos alunos. É importante que eles entendam a importância do Present Perfect e como ele é utilizado na língua inglesa, bem como a diferença entre "how long", "since" e "for".

  2. Etapa 2 - Entender

    Faça um exercício de verificação para diagnosticar se os estudantes estenderam os diferentes usos de"how long", "since" e "for".

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Individualmente, o estudante deve criar um modelo com 5 etapas para desenvolver o tema “Present Perfect” e seus subtópicos, de forma descritiva e com exemplos práticos. Esses exemplos devem ser construídos pelos estudantes.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os estudantes devem apresentar seus modelos para a turma, que vai selecionar alguns dos exemplos mais representativos para utilizarem na próxima etapa.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Com base nos exemplos escolhidos, e em grupos, os estudantes devem produzir um cartaz para apresentar na aula seguinte sobre o uso do Present Perfect e suas expressões.

    Professor, reserve tempo na sala de aula para dar início ao planejamento do protótipo e fornecer as orientações necessárias.


  6. Etapa 6 - Testar

    Cada grupo deverá apresentar o material produzido para a turma. Professor, acrescente informações e tire dúvidas dos alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua reforçando a importância do Present Perfect e agradecendo a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação em Inglês.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa.
  • Desenvolver habilidades de colaboração em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação em grupo durante todas as etapas da aula.
  • Qualidade do material produzido.
  • Clareza e objetividade na apresentação do material.

Ações do professor

  • Introduzir e contextualizar o tema.
  • Acompanhar o desenvolvimento do modelo e do material produzido pelos grupos.
  • Fazer intervenções quando necessário para garantir a qualidade do aprendizado dos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre o Present Perfect e suas expressões.
  • Produzir um material explicando o uso do Present Perfect e suas expressões.
  • Apresentar o material produzido para a turma.
  • Participar ativamente de todas as etapas da aula.