Aula sobre Present Perfect How Long Since For Presente Perfeito
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O Present Perfect é um tempo verbal da língua inglesa que, muitas vezes, confunde os estudantes. Ele é utilizado para falar de ações que aconteceram no passado, mas que possuem ligação com o presente.
Por exemplo, quando queremos falar de uma experiência que tivemos, mas que ainda tem algum efeito em nossas vidas, como:
"I have lived in Brazil for 5 years"
(Eu moro no Brasil há 5 anos)
Nesta atividade, os estudantes vão aprender a forma correta de utilizar esse tempo verbal com o uso das expressões "how long", "since" e "for".
Etapa 1 - Introdução
O professor deve apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos do cotidiano dos alunos. É importante que eles entendam a importância do Present Perfect e como ele é utilizado na língua inglesa, bem como a diferença entre "how long", "since" e "for".Etapa 2 - Entender
Faça um exercício de verificação para diagnosticar se os estudantes estenderam os diferentes usos de"how long", "since" e "for".Etapa 3 - Esboçar
Individualmente, o estudante deve criar um modelo com 5 etapas para desenvolver o tema “Present Perfect” e seus subtópicos, de forma descritiva e com exemplos práticos. Esses exemplos devem ser construídos pelos estudantes.Etapa 4 - Decidir
Os estudantes devem apresentar seus modelos para a turma, que vai selecionar alguns dos exemplos mais representativos para utilizarem na próxima etapa.Etapa 5 - Prototipar
Com base nos exemplos escolhidos, e em grupos, os estudantes devem produzir um cartaz para apresentar na aula seguinte sobre o uso do Present Perfect e suas expressões.Professor, reserve tempo na sala de aula para dar início ao planejamento do protótipo e fornecer as orientações necessárias.
Etapa 6 - Testar
Cada grupo deverá apresentar o material produzido para a turma. Professor, acrescente informações e tire dúvidas dos alunos.Etapa 7 - Conclusão
Conclua reforçando a importância do Present Perfect e agradecendo a participação dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de comunicação em Inglês.
- Desenvolver habilidades de pesquisa.
- Desenvolver habilidades de colaboração em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação em grupo durante todas as etapas da aula.
- Qualidade do material produzido.
- Clareza e objetividade na apresentação do material.
Ações do professor
- Introduzir e contextualizar o tema.
- Acompanhar o desenvolvimento do modelo e do material produzido pelos grupos.
- Fazer intervenções quando necessário para garantir a qualidade do aprendizado dos alunos.
Ações do aluno
- Realizar pesquisa sobre o Present Perfect e suas expressões.
- Produzir um material explicando o uso do Present Perfect e suas expressões.
- Apresentar o material produzido para a turma.
- Participar ativamente de todas as etapas da aula.