Aula sobre Present Perfect How Long Since For Presente Perfeito
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
O Present Perfect é um tempo verbal que expressa ações que começaram em algum momento do passado e continuam até o presente. É muito utilizado em situações cotidianas, como para falar sobre experiências de vida, resultados de ações ou eventos que começaram no passado e que ainda afetam o presente.
Nesta aula, o objetivo principal é desenvolver a habilidade de os alunos examinarem fatores que podem impedir o entendimento entre pessoas de culturas diferentes que falam a língua inglesa.
Etapa 1 - Introdução
Professor, inicie a aula com uma breve revisão dos tempos verbais já estudados. Em seguida, explique o conceito do Present Perfect, seus usos e estrutura.Etapa 2 - Check-in
Distribua o modelo de registro de aprendizagem para os alunos e peça que realizem a atividade de Check-in, respondendo a perguntas relacionadas ao tema, por exemplo: "Você já viajou para outro país? Se sim, há quanto tempo?"Etapa 3 - Exemplos práticos
Dê exemplos práticos de uso do Present Perfect, como em notícias ou pequenos vídeos em Inglês. Peça que os alunos identifiquem (apontando ou circulando) os verbos no tempo verbal estudado.Etapa 4 - Atividade em grupo
Divididos em grupos, os alunos devem elaborar pequenos diálogos usando o Present Perfect. A atividade deve ser registrada no modelo de registro de aprendizagem.Etapa 5 - Plenária
Cada grupo apresenta o diálogo criado. Os demais alunos devem fazer perguntas, comentários e sugestões para melhorar a atividade.Etapa 6 - Check-out
Os alunos devem fazer a atividade de Check-out no modelo de registro de aprendizagem, respondendo a perguntas relacionadas ao tema, por exemplo: "Você conseguiu identificar e utilizar o Present Perfect nas atividades propostas?"Etapa 7 - Encerramento
Faça um resumo e dê algumas dicas para os alunos praticarem em casa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em examinar fatores que podem impedir o entendimento entre pessoas de culturas diferentes que falam a língua inglesa.
- Estimular o trabalho em grupo e a comunicação em Inglês.
- Identificar o tempo verbal Present Perfect e seus usos corretos na língua inglesa.
Critérios de avaliação
- Identificação e utilização correta do tempo verbal Present Perfect.
- Participação nas atividades propostas e trabalho em grupo.
- Produção de diálogos ou histórias criativas utilizando o Present Perfect.
Ações do professor
- Realizar a contextualização do tema.
- Aplicar a metodologia do Ensino Híbrido.
- Apresentar exemplos práticos e didáticos do Present Perfect.
- Coordenar as atividades em grupo.
- Fazer o fechamento e resumo da aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Identificar e utilizar corretamente o Present Perfect.
- Trabalhar em grupo e comunicar-se em Inglês.
- Produzir diálogos ou histórias criativas usando o Present Perfect.
- Realizar as atividades de Check-in e Check-out no modelo de registro de aprendizagem.