Aula sobre Present Perfect How Long Since For Presente Perfeito

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O Present Perfect é um tempo verbal em Inglês usado para falar sobre ações que começaram no passado e continuam até o presente. É muito utilizado no cotidiano, em conversas sobre experiências de vida, viagens, estudos, trabalho e relacionamentos.

Nesta atividade, os alunos vão aprender a forma e o uso do Present Perfect, a partir da metodologia ativa da Gamificação, em que irão criar um jogo de tabuleiro com perguntas e ações sobre o tema.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Professor, contextualize o Present Perfect, dando exemplos de como é usado no cotidiano dos alunos. Em seguida, explicite a diferença entre o Simple Past, o Present Perfect e o Present Perfect.

  2. Etapa 2 - Criação do jogo

    Os alunos serão divididos em grupos para criar um jogo de tabuleiro sobre o Present Perfect, com 51 casas. O jogo deve contar com um dado, pinos para os jogadores e cartas de perguntas e ações.

  3. Etapa 3 - Perguntas e Respostas

    Para confeccionar as cartas, os alunos devem elaborar perguntas e respostas sobre o Present Perfect. Professor, circule pela sala para orientar e tirar dúvidas. Ao final da etapa, faça uma revisão das perguntas elaboradas.

  4. Etapa 4 - Ações do jogo

    Os alunos devem criar ações para o jogo, como voltar duas casas, avançar três casas, entre outras. Dê orientações e, ao final da etapa, faça uma revisão das ações elaboradas.

  5. Etapa 5 - Teste do jogo

    Os grupos vão testar o jogo e tirar as dúvidas que surgirem.

    Professor, avalie a qualidade do jogo e oriente os grupos sempre que necessário.


  6. Etapa 6 - Jogar

    Os grupos vão trocar os jogos entre si e jogar o jogo criado pelos colegas, seguindo as regras e utilizando o Present Perfect nas respostas.

  7. Etapa 7 - Discussão final

    Conduza uma discussão final sobre o aprendizado e a metodologia adotada na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar as situações de uso do Present Perfect.
  • Entender como utilizar o Present Perfect.
  • Desenvolver a criatividade e o trabalho em equipe na criação do jogo de tabuleiro.

Critérios de avaliação

  • Qualidade das perguntas e respostas elaboradas sobre o Present Perfect.
  • Correta utilização do Present Perfect no jogo.
  • Adequação do jogo construído.

Ações do professor

  • Conduzir a apresentação do tema.
  • Orientar os grupos na criação do jogo.
  • Avaliar a qualidade do jogo, perguntas e respostas elaboradas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Criar o jogo de tabuleiro.
  • Elaborar perguntas e respostas sobre o Present Perfect.
  • Jogar o jogo criado pelos colegas utilizando o Present Perfect nas respostas.