Aula sobre Present Perfect How Long Since For Presente Perfeito

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade, os alunos aprenderão a identificar e utilizar corretamente o tempo verbal Present Perfect em suas conversas e escritas. É importante ressaltar que este é um tempo verbal muito utilizado no dia a dia, seja em situações formais ou informais.

  1. Etapa 1 -

    Professor, inicie a aula com uma breve explicação sobre o Present Perfect, mostrando exemplos de seu uso e como ele é formado.

  2. Etapa 2 -

    Para tornar a aula mais dinâmica e atrativa, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, em que os alunos realizarão atividades distintas para aplicar o conteúdo.

    Divida a turma em 3 grupos. Cada grupo ficará responsável por uma estação, cada uma delas com uma atividade específica relacionada ao tema:

    Estação 1 - Jogo de tabuleiro com perguntas sobre o Present Perfect;

    Estação 2 - Exercícios de preenchimento de lacunas utilizando o Present Perfect;

    Estação 3 - Produção de frases utilizando o Present Perfect.


  3. Etapa 3 -

    Professor, defina o tempo de permanência em cada estação, segundo a necessidade da turma.

    Após finalizado o tempo, cada grupo se dirige à estação seguinte.

    A atividade termina quando todos os grupos tiverem passado por todas as estações.


  4. Etapa 4 -

    Após a finalização das atividades, revise coletivamente o conteúdo, tirando dúvidas e reforçando os pontos principais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em examinar fatores que podem impedir o entendimento entre pessoas de culturas diferentes que falam a língua inglesa;
  • Estimular o trabalho em grupo e a criatividade;
  • Proporcionar um aprendizado lúdico e dinâmico.

Critérios de avaliação

  • Participação e engajamento nas atividades propostas;
  • Correto uso do Present Perfect nas atividades;
  • Produção de frases coerentes e gramaticalmente corretas com o tempo verbal.

Ações do professor

  • Explicar o conteúdo de forma clara e objetiva;
  • Acompanhar e orientar as atividades realizadas pelos grupos nas estações;
  • Tirar dúvidas e reforçar pontos importantes do conteúdo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Trabalhar em equipe, colaborando com o grupo;
  • Apresentar produções coerentes e gramaticalmente corretas.