Aula sobre Present Perfect How Long Since For Presente Perfeito

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O Present Perfect é uma forma verbal da língua inglesa usada para descrever ações que começaram no passado e continuam até o presente.

Nesta atividade, vamos explorar o Present Perfect e as expressões How long, since e for para falar sobre quando algo aconteceu.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema do Present Perfect e explique como ele é usado com as expressões How long, since e for. Mostre alguns exemplos de frases no Present Perfect e explique o significado de cada uma delas.

  2. Etapa 2 - Vídeo

    Professor, selecione um vídeo explicando como utilizar o Present Perfect com as expressões How long, since e for. O vídeo pode ser encontrado em plataformas de conteúdo educacional gratuitas na internet e deve ser escolhido pelo professor. Disponibilize o material com antecedência ao dia da atividade e garanta que todos tenham acesso.

  3. Etapa 3 - Atividade em grupo

    Em sala, divida os alunos em grupos de quatro ou cinco pessoas e entregue uma lista de frases afirmativas no Present Perfect.

    Cada grupo deve usar as expressões How long, since e for para transformar as frases afirmativas em perguntas.


  4. Etapa 4 - Correção em grupo

    Os grupos devem trocar as perguntas entre si para fazerem uma avaliação entre pares, identificando erros e sugerindo melhorias. Professor, apoie os estudantes no processo de correção e tire qualquer dúvida que os alunos possam ter.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs

    Cada aluno deve criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: “Que bom”, “Que pena”, “Que tal” para avaliar a atividade. Em seguida, estimule cada estudante a apresentar o seu modelo de Dinâmica dos 3 Qs para a turma.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a atividade reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem praticando o uso do Present Perfect e as expressões How long, since e for.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em usar o Present Perfect e as expressões How long, since e for.
  • Incentivar o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em preencher modelos de Dinâmica dos 3 Qs como uma ferramenta de avaliação.

Critérios de avaliação

  • Correção gramatical das perguntas criadas pelos grupos.
  • Qualidade e criatividade dos modelos de Dinâmica dos 3 Qs criados pelos alunos.
  • Participação dos alunos na atividade em grupo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar como utilizar o Present Perfect com as expressões How long, since e for.
  • Selecionar e veicular um vídeo explicando os conceitos aprendidos.
  • Corrigir as perguntas criadas pelos grupos e avaliar os modelos de Dinâmica dos 3 Qs criados pelos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar perguntas em Present Perfect.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal".
  • Apresentar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado para a turma.