Aula sobre Present Perfect Structure Presente Perfeito Estrutura

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O presente perfeito é um tempo verbal presente em diversos contextos da língua inglesa. Ele é utilizado para falar de ações que começaram no passado e continuam no presente, ações concluídas no passado com impacto no presente e experiências passadas com implicações no presente. Este tempo verbal é muito importante para a comunicação em inglês, pois permite aos falantes descrever suas vidas e contar histórias de forma mais precisa e eficaz. Nesta atividade, os estudantes vão aprender sobre a estrutura do presente perfeito através da metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos. Para isso, eles vão criar um diário de bordo sobre como fatores culturais podem afetar a compreensão entre pessoas que falam inglês. A proposta é desenvolver habilidades na língua inglesa enquanto abordamos um tema importante para a compreensão intercultural.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o conceito do presente perfeito e sua estrutura. Os alunos vão receber um exemplo que utiliza o tempo verbal, e terão que identificar quais partes são o "present perfect". Explique também que o tempo verbal é importante para descrever ações que começaram no passado e continuam no presente.

  2. Etapa 2 - Exploração

    Os alunos vão trabalhar em grupos de quatro ou cinco pessoas. Eles vão criar um diário de bordo sobre como fatores culturais podem afetar a compreensão entre pessoas que falam inglês. O diário de bordo deve conter três campos: Problema, Geração de Alternativas e Solução. Para cada campo, os grupos devem discutir e escrever ideias, utilizando também o Present Perfect, sobre como fatores culturais podem dificultar a compreensão, como podem ser superados e como se pode chegar a uma solução.

  3. Etapa 3 - Planejamento do diário de bordo

    Os grupos vão planejar como o diário de bordo será elaborado. Eles vão decidir como as informações serão organizadas, quem fará cada parte e como o trabalho será apresentado. Incentive os alunos a serem criativos e a pensar em ideias inovadoras para apresentar o diário de bordo, utilizando o present perfect.

  4. Etapa 4 - Criação do diário de bordo

    Os grupos vão criar o diário de bordo. Eles devem usar recursos visuais e textuais para apresentar suas ideias. Esteja atento para ajudar os alunos, fornecendo materiais e respondendo a dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação do diário de bordo

    Os grupos vão apresentar seus diários de bordo para a turma. Eles devem explicar o problema que identificaram, as possíveis soluções que discutiram e a solução final encontrada. Na apresentação, os alunos devem fazer uso de frases no Present Perfect. Após as apresentações, os alunos devem discutir como a compreensão entre pessoas de diferentes culturas que falam inglês pode ser melhorada.

  6. Etapa 6 - Fechamento

    Revise os conceitos do presente perfeito e da metodologia de projeto. Incentive os alunos a aplicar os conceitos em suas vidas e a continuar a explorar como fatores culturais podem afetar a compreensão entre pessoas que falam inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação em inglês;
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo;
  • Explorar como fatores culturais podem afetar a compreensão entre pessoas que falam inglês.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nos grupos;
  • Criatividade na elaboração do diário de bordo;
  • Clareza na apresentação;
  • Precisão na aplicação do presente perfeito;
  • Capacidade de identificar e explorar fatores culturais que afetam a compreensão em inglês.

Ações do professor

  • Apresentar os conceitos do presente perfeito e da metodologia do projeto;
  • Ajudar os alunos a planejar e criar o diário de bordo;
  • Estimular a participação e o trabalho em grupo;
  • Fornecer feedback construtivo aos alunos;
  • Incentivar a reflexão sobre o tema e a aplicação dos conceitos em situações reais.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar um diário de bordo;
  • Participar ativamente das discussões;
  • Contribuir com ideias criativas e inovadoras;
  • Fazer uma apresentação clara e objetiva do diário de bordo;
  • Refletir sobre a aplicação dos conceitos em sua vida cotidiana.