Aula sobre Present Perfect Structure Presente Perfeito Estrutura
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
O Present Perfect é um tempo verbal utilizado para falar de ações que começaram no passado e continuam até o presente, ou que acabaram de acontecer. Na língua inglesa, esse tempo é muito utilizado em conversas informais, e é importante para que se possa se comunicar com fluência. Nesta atividade, os alunos vão aprender a estrutura do Present Perfect e como utilizá-la corretamente. Utilizaremos a metodologia Aprendizagem Entre Pares, na qual os estudantes trabalharão em duplas para criar um mapa conceitual sobre o tema.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve introdução sobre o tema, explicando a importância do Present Perfect na língua inglesa. Em seguida, divida os alunos em duplas para criarem o mapa conceitual.Etapa 2 - Criação do mapa conceitual
Em duplas, os alunos deverão criar o mapa conceitual sobre o tema "Present Perfect: structure". O mapa deverá conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Discussão em duplas
Cada dupla apresentará seu mapa para a sala e haverá uma discussão em duplas sobre as diferenças e semelhanças entre os mapas, os pontos em comum, os pontos divergentes e as dúvidas sobre o tema.Etapa 4 - Exemplos
Apresente alguns exemplos práticos e didáticos sobre o uso do Present Perfect. Os alunos poderão tirar dúvidas e praticar a utilização do tempo verbal com esses exemplos.Etapa 5 - Criação de frases
Os alunos, em duplas ou individualmente, deverão criar frases utilizando o Present Perfect, seguindo os exemplos apresentados pelo professor.Etapa 6 - Compartilhamento das frases
Cada dupla ou cada aluno deverá compartilhar suas frases com a turma, fazendo correções e ajustes necessários.Etapa 7 - Fechamento
Faça um fechamento destacando os principais pontos abordados e a importância do Present Perfect para a comunicação na língua inglesa.
Intencionalidades pedagógicas
- Incentivar a interação entre os alunos durante a criação do mapa conceitual e na criação de frases utilizando o Present Perfect.
- Desenvolver a habilidade de utilizar o Present Perfect de forma correta e fluente.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos durante a criação do mapa conceitual.
Critérios de avaliação
- Capacidade de criar um mapa conceitual completo e organizado.
- Capacidade de utilizar o Present Perfect de forma correta e fluente na criação das frases.
- Participação ativa durante as discussões em duplas e na apresentação dos mapas e das frases.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e objetiva a estrutura do Present Perfect.
- Incentivar a interação entre os alunos durante a criação do mapa conceitual e na criação das frases.
- Fazer correções e tirar dúvidas sobre o uso do Present Perfect durante a criação das frases.
Ações do aluno
- Criar um mapa conceitual completo e organizado.
- Utilizar o Present Perfect de forma correta e fluente ao criar as frases.
- Participar ativamente das discussões em duplas e na apresentação dos mapas e frases.