Aula sobre Present Perfect Structure Presente Perfeito Estrutura

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O Present Perfect é um tempo verbal utilizado para falar de ações que começaram no passado e continuam até o presente, ou que acabaram de acontecer. Na língua inglesa, esse tempo é muito utilizado em conversas informais, e é importante para que se possa se comunicar com fluência. Nesta atividade, os alunos vão aprender a estrutura do Present Perfect e como utilizá-la corretamente. Utilizaremos a metodologia Aprendizagem Entre Pares, na qual os estudantes trabalharão em duplas para criar um mapa conceitual sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema, explicando a importância do Present Perfect na língua inglesa. Em seguida, divida os alunos em duplas para criarem o mapa conceitual.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Em duplas, os alunos deverão criar o mapa conceitual sobre o tema "Present Perfect: structure". O mapa deverá conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Discussão em duplas

    Cada dupla apresentará seu mapa para a sala e haverá uma discussão em duplas sobre as diferenças e semelhanças entre os mapas, os pontos em comum, os pontos divergentes e as dúvidas sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Exemplos

    Apresente alguns exemplos práticos e didáticos sobre o uso do Present Perfect. Os alunos poderão tirar dúvidas e praticar a utilização do tempo verbal com esses exemplos.

  5. Etapa 5 - Criação de frases

    Os alunos, em duplas ou individualmente, deverão criar frases utilizando o Present Perfect, seguindo os exemplos apresentados pelo professor.

  6. Etapa 6 - Compartilhamento das frases

    Cada dupla ou cada aluno deverá compartilhar suas frases com a turma, fazendo correções e ajustes necessários.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Faça um fechamento destacando os principais pontos abordados e a importância do Present Perfect para a comunicação na língua inglesa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Incentivar a interação entre os alunos durante a criação do mapa conceitual e na criação de frases utilizando o Present Perfect.
  • Desenvolver a habilidade de utilizar o Present Perfect de forma correta e fluente.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos durante a criação do mapa conceitual.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de criar um mapa conceitual completo e organizado.
  • Capacidade de utilizar o Present Perfect de forma correta e fluente na criação das frases.
  • Participação ativa durante as discussões em duplas e na apresentação dos mapas e das frases.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva a estrutura do Present Perfect.
  • Incentivar a interação entre os alunos durante a criação do mapa conceitual e na criação das frases.
  • Fazer correções e tirar dúvidas sobre o uso do Present Perfect durante a criação das frases.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual completo e organizado.
  • Utilizar o Present Perfect de forma correta e fluente ao criar as frases.
  • Participar ativamente das discussões em duplas e na apresentação dos mapas e frases.