Aula sobre Present Perfect Structure Presente Perfeito Estrutura

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O Present Perfect é um tempo verbal muito importante na língua inglesa, que indica ações que começaram no passado e continuam até o presente ou que acabaram de acontecer. Ele é muito utilizado no inglês falado e escrito, e é fundamental para uma comunicação fluida em inglês. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre a estrutura do Present Perfect e aplicarão o conhecimento por meio da metodologia ativa Cultura Maker, criando um template para avaliar a atividade que será desenvolvida em sala de aula. Para contextualizar o assunto, você pode apresentar exemplos de situações reais em que o Present Perfect é utilizado, como em notícias, conversas informais e músicas populares.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie com uma breve revisão dos conteúdos já vistos anteriormente, como o Simple Past, e introduza o tema da aula, o Present Perfect.

  2. Etapa 2 - Present Perfect

    Apresente a estrutura do Present Perfect e exemplos de como utilizá-lo corretamente, por meio de slides, vídeo ou outros recursos pedagógicos.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3Qs

    Os alunos, divididos em grupos, criam um template para a Dinâmica dos 3 Qs, com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Cada grupo deve pensar em exemplos de frases no Present Perfect que se encaixem em cada um dos campos.

  4. Etapa 4 - Compartilhamento

    Cada grupo apresenta seus templates e faz uma breve explicação sobre sua escolha de frases e expressões.

  5. Etapa 5 - Exemplos reais

    Apresente uma série de situações reais em que o Present Perfect é utilizado, como em notícias, conversas informais e músicas populares, e os alunos devem identificar os exemplos do tempo verbal.

  6. Etapa 6 - Produção de frases

    Com base nas situações apresentadas na etapa anterior, os alunos criam frases no Present Perfect para apresentar em sala de aula. Cada grupo deve utilizar um dos campos da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a apresentação dos demais grupos e depois compartilhá-la com a turma.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Estimule uma reflexão final sobre o tema e a atividade, ressaltando as principais aprendizagens e dificuldades encontradas pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Aprender e aplicar a estrutura do Present Perfect
  • Desenvolver a criatividade e o pensamento crítico dos alunos por meio da metodologia ativa Cultura Maker
  • Reforçar a importância do tempo verbal no inglês falado e escrito
  • Desenvolver habilidades de comunicação em inglês por meio da Dinâmica dos 3 Qs
  • Estimular a reflexão individual e coletiva sobre o tema abordado

Critérios de avaliação

  • Utilização correta da estrutura do Present Perfect
  • Criatividade e pertinência dos exemplos utilizados na Dinâmica dos 3 Qs
  • Clareza e objetividade na apresentação das frases criadas pelos alunos
  • Participação ativa e colaborativa em todas as etapas da aula
  • Reflexão final sobre as aprendizagens e dificuldades encontradas pelos alunos

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e didática a estrutura do Present Perfect
  • Orientar os alunos na criação dos templates da Dinâmica dos 3 Qs
  • Propor situações reais de uso do tempo verbal na língua inglesa
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos em todas as etapas.
  • Promover uma reflexão final sobre o tema e a atividade desenvolvida em sala de aula

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas.
  • Colaborar na criação dos templates da Dinâmica dos 3 Qs
  • Identificar exemplos de uso do Present Perfect em situações reais
  • Criar frases no Present Perfect para apresentar em sala de aula
  • Refletir sobre as aprendizagens e dificuldades encontradas na atividade.