Aula sobre Present Perfect Structure Presente Perfeito Estrutura

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O Present Perfect é um tempo verbal muito utilizado no inglês, mas muitas vezes causa confusão nos estudantes por ser bastante diferente do tempo verbal correspondente em português. Nessa atividade, iremos explorar a estrutura do Present Perfect e sua importância na comunicação com pessoas de outras culturas. Vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação para que os alunos possam criar um jogo que registra a estrutura do tempo verbal em questão. Essa atividade irá auxiliar os alunos a compreenderem melhor o Present Perfect e, consequentemente, melhorar sua habilidade em comunicação em inglês.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a atividade explicando o que é o Present Perfect e sua estrutura. Em seguida, apresente exemplos práticos e reais de situações em que é utilizado. Essa introdução deve ser simples e objetiva, utilizando uma linguagem adequada para a idade dos alunos.

  2. Etapa 2 - Divisão de Grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 ou 5 participantes. Explique a metodologia Gamificação, indicando que cada grupo será responsável por criar um jogo.

  3. Etapa 3 - Gamificação

    Os alunos, dentro dos grupos, deverão criar um mapa de registro contendo: nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?. Cada grupo deverá criar um jogo que registre a estrutura do Present Perfect. O objetivo do jogo é fazer com que os alunos possam fixar a estrutura e aprender de forma divertida. Auxilie os alunos nessa etapa, tirando dúvidas e dando direcionamento.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos pelos grupos

    Cada grupo irá apresentar o jogo criado para a turma, explicando as regras e as estratégias utilizadas. Incentive a participação de todos e estimule o debate sobre as diferentes estratégias utilizadas pelos grupos.

  5. Etapa 5 - Prática

    Os alunos devem fazer jogar os jogos criados pelos grupos para fixar a estrutura do Present Perfect.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Faça uma reflexão sobre a importância do Present Perfect e como ele pode ser utilizado na comunicação com pessoas de outras culturas. É importante enfatizar que o conhecimento desse tempo verbal pode facilitar a comunicação com pessoas que falam inglês como segunda língua.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre com um resumo dos pontos-chave abordados destacando as aprendizagens que os alunos podem levar para a vida.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a criatividade dos alunos;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar jogos educativos;
  • Reforçar a estrutura do Present Perfect;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em se comunicar com pessoas de outras culturas em inglês;
  • Incentivar o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo;
  • Clareza das regras do jogo;
  • Utilização correta da estrutura do Present Perfect;
  • Participação ativa na prática da estrutura do Present Perfect;
  • Participação ativa nas discussões em grupo.

Ações do professor

  • Explicar a estrutura do Present Perfect;
  • Auxiliar os alunos na criação dos jogos educativos;
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades;
  • Resumir os pontos-chave no encerramento da aula.

Ações do aluno

  • Criar um jogo educativo que registre a estrutura do Present Perfect;
  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Jogar os jogos criados para fixação da estrutura;
  • Participar das reflexões no encerramento da aula.