Aula sobre Present Perfect Structure Presente Perfeito Estrutura

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema da atividade é Present Perfect: Structure, que é uma estrutura muito usada na língua inglesa para descrever ações que aconteceram em um período que inclui o passado e o presente. Por exemplo, "_I have lived in Brazil for 5 years_" (Eu tenho morado no Brasil por 5 anos). O Present Perfect é uma estrutura importante para se comunicar em inglês, pois é usada em diversas situações, como falar sobre experiências, conquistas e mudanças. Nesta prática, os estudantes irão aprender como formar a estrutura do Present Perfect e praticar a utilização do tempo verbal. A metodologia de Sala de Aula Invertida será usada, e os estudantes criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Antes da aula (Tarefa de casa)

    Os estudantes assistirão a um vídeo sobre Present Perfect: Structure, que explicará como formar a estrutura do Present Perfect. O vídeo deve ser curto e direto ao ponto, para que os estudantes possam entender facilmente. Disponibilize o link do vídeo com antecedência, para que os alunos tenham tempo suficiente para assistir.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Em sala de aula, inicie o momento conversando com os alunos sobre o que eles assistiram no vídeo e revisando o que é o Present Perfect. Apresente também exemplos do Present Perfect, como "_I have studied English for 3 years_" (Eu tenho estudado inglês por 3 anos) e "_He has worked at the company for 2 months_" (Ele tem trabalhado na empresa por 2 meses).

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os estudantes, em grupos, deverão criar um mapa conceitual sobre o Present Perfect. A ideia central deve ser "Present Perfect: Structure". As sub-ideias devem ser: 1) Como formar a estrutura do Present Perfect; 2) Advérbios de tempo usados com o Present Perfect; 3) Verbos irregulares do Present Perfect; 4) Verbos regulares do Present Perfect; 5) Diferença entre Present Perfect e Simple Past; 6) Exemplos de frases com Present Perfect; 7) Como usar o Present Perfect em perguntas; 8) Como usar o Present Perfect em respostas.

  4. Etapa 4 - Apresentação do mapa conceitual

    Os grupos deverão apresentar seus mapas conceituais para a turma e o professor fará comentários sobre cada um. Incentive os alunos a fazerem perguntas sobre o mapa conceitual apresentado pelos colegas e a dê feedback construtivo.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os estudantes farão uma atividade prática com o Present Perfect, usando as sub-ideias apresentadas no mapa conceitual. Dê exemplos de frases para os estudantes modificarem usando o Present Perfect. Os alunos também poderão criar suas próprias frases.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma revisão do que foi aprendido e reforce a importância do Present Perfect para a comunicação em inglês. Você também pode motivar os alunos a praticarem o Present Perfect fora da sala de aula, fazendo atividades em inglês em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em formar a estrutura do Present Perfect.
  • Incentivar a criatividade dos alunos através da criação de um mapa conceitual.
  • Reforçar a importância do Present Perfect para a comunicação em inglês.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos estudantes na aula.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Demonstração de conhecimento e habilidade na utilização do Present Perfect.

Ações do professor

  • Disponibilizar o vídeo de introdução com antecedência.
  • Iniciar a aula com uma revisão dos conceitos ensinados no vídeo.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Dar feedback construtivo aos alunos durante a apresentação dos mapas conceituais.
  • Motivar os alunos a praticarem o Present Perfect em casa.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo de introdução antes da aula.
  • Participar ativamente na criação do mapa conceitual.
  • Fazer perguntas e dar feedback construtivo durante a apresentação dos mapas conceituais.
  • Participar da atividade prática com o Present Perfect.
  • Praticar o Present Perfect em atividades em inglês fora da sala de aula.