Aula sobre Presente Continuo Forma Afirmativa

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O present continuous, também conhecido como presente contínuo, é uma forma verbal em inglês usada para descrever ações em progresso no momento em que estamos falando. Essa forma é muito utilizada no dia a dia, seja para falar sobre o que estamos fazendo no momento, para descrever algo que está acontecendo ao nosso redor ou até mesmo para falar sobre planos futuros. Nesta atividade, os alunos vão trabalhar a forma afirmativa do present continuous e como utilizá-la para descrever ações em progresso. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos irão criar um mapa conceitual para fixar o conteúdo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "Presente contínuo (forma afirmativa)" e explique como ele é utilizado. Em seguida, solicite aos alunos que façam uma lista de ações que estão em progresso no momento, a fim de colocar em prática o conteúdo ensinado.

  2. Etapa 2 - Trabalho em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas, cada grupo receberá um tema diferente para trabalhar. Os temas serão: "O que eu estou fazendo agora", "O que meus amigos estão fazendo agora", "O que as pessoas estão fazendo na rua agora" etc. Cada grupo deverá criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos em 2 níveis de profundidade.

  3. Etapa 3 - Apresentação

    Cada grupo terá a oportunidade de apresentar seu mapa conceitual para a turma. Durante a apresentação, os alunos deverão utilizar o presente contínuo em inglês para descrever as ações selecionadas para o trabalho.

  4. Etapa 4 - Exercícios no caderno

    Os alunos farão exercícios no caderno utilizando a forma afirmativa do present continuous para descrever as ações presentes nas sub-ideias dos mapas conceituais apresentados.

  5. Etapa 5 - Fixação

    Faça um jogo com os alunos no qual cada um deverá descrever uma ação que está em progresso no momento e o colega ao lado deverá repetir a frase e adicionar mais uma ação.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça um breve resumo e enfatize a importância do presente contínuo para a comunicação em inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o presente contínuo para descrever ações em progresso;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe;
  • Aprender de forma lúdica e interativa;
  • Reforçar o aprendizado por meio da construção do mapa conceitual.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta da forma afirmativa do present continuous para descrever ações em progresso;
  • Participação ativa nos exercícios em grupo e individualmente;
  • Clareza na apresentação do mapa conceitual;
  • Colaboração e trabalho em equipe;
  • Registro e organização adequada dos exercícios no caderno.

Ações do professor

  • Explicar e contextualizar o tema;
  • Dividir os alunos em grupos;
  • Estimular a participação de todos os alunos durante as atividades;
  • Dar feedback sobre as apresentações dos mapas conceituais;
  • Orientar e corrigir os exercícios no caderno.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas;
  • Criar um mapa conceitual com os subtemas propostos;
  • Realizar os exercícios no caderno de forma clara e organizada;
  • Demonstrar habilidade em utilizar a forma afirmativa do present continuous.