Aula sobre Presente Continuo Forma Afirmativa

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O presente contínuo é um tempo verbal utilizado para descrever ações que estão acontecendo no momento da fala. Ele é bastante utilizado no cotidiano, principalmente na comunicação oral. Por exemplo: "I am studying English right now" (Eu estou estudando inglês agora). Nesta atividade, os alunos aprenderão a utilizar o presente contínuo para descrever ações em progresso. Para aplicar este ensinamento, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint. Nesta metodologia, os alunos aprenderão a aplicar 5 etapas (entender, esboçar, decidir, prototipar, testar) para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Seção 2: Plano de aula completo


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma revisão dos verbos mais comuns no presente contínuo e sua forma afirmativa. Em seguida, apresente um vídeo curto com exemplos práticos da aplicação do presente contínuo em diálogos do cotidiano.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos devem formar grupos e terão que fazer uma pesquisa sobre como o presente contínuo é utilizado em diferentes situações do cotidiano. Eles terão que construir exemplos práticos e reais de como o tempo verbal é utilizado e discutir em grupo quais as situações mais comuns.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Cada grupo deve criar um infográfico ou fluxograma para representar as informações coletadas na etapa anterior. Essa atividade vai ajudar os alunos a sintetizarem as informações de forma visual.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos devem apresentar seus infográficos ou fluxogramas para o restante da turma e explicar os principais pontos que identificaram na pesquisa. Depois da apresentação, a turma deve escolher o infográfico ou fluxograma mais completo e claro.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os grupos devem criar uma cena representando uma situação cotidiana e utilizar o presente contínuo para descrever as ações em progresso.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos devem apresentar suas cenas para a turma e discutir as diferentes formas em que o presente contínuo foi aplicado. Escute atentamente as apresentações e ajude os alunos a corrigir eventuais erros.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações
  • Aprender a aplicar o presente contínuo em situações do cotidiano
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos durante toda a aula
  • Qualidade da pesquisa e do infográfico/fluxograma criado
  • Domínio do presente contínuo em cena representada

Ações do professor

  • Tornar a aula mais dinâmica e participativa
  • Estimular os alunos a trabalharem em grupo e a se ajudarem
  • Corrigir e esclarecer quaisquer dúvidas dos alunos

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e trabalhar bem em grupo
  • Realizar a pesquisa com cuidado e atenção
  • Apresentar os trabalhos com clareza e segurança.