Aula sobre Presente Continuo Forma Afirmativa
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
O Presente Contínuo é uma forma verbal muito utilizada no dia a dia. Ele é usado para descrever ações que estão acontecendo no momento da fala. Por exemplo, "I am eating an apple" (Eu estou comendo uma maçã). Nesta atividade, os alunos vão trabalhar a forma afirmativa do Presente Contínuo e como utilizá-lo para descrever ações em progresso. Utilizaremos a metodologia Design Thinking, na qual os estudantes irão criar um mapa de empatia para entender melhor o uso e o contexto dessa forma verbal.
Etapa 1 - – Apresentação do Tema
Introduza o tema, explicando que o presente contínuo é usado para descrever ações que estão acontecendo no momento da fala. Em seguida, descreva como a aula será desenvolvida através da metodologia Design Thinking.Etapa 2 - – Criação do Mapa de Empatia
Cada estudante irá criar um mapa de empatia sobre uma pessoa que eles conhecem. O mapa deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Os alunos devem completar os campos utilizando o presente contínuo em inglês.Etapa 3 - – Discussão em Grupo
Os estudantes irão compartilhar seus mapas de empatia em grupo e discutir as diferenças e semelhanças entre as pessoas que eles escolheram. O objetivo é compreender os diferentes contextos em que o Presente Contínuo pode ser utilizado.Etapa 4 - – Exemplos Práticos
Apresente exemplos práticos de como usar o Presente Contínuo na forma afirmativa. Os estudantes irão ouvir e repetir as frases, fazendo perguntas e esclarecendo dúvidas.Etapa 5 - – Uso do Presente Contínuo
Os estudantes irão criar frases utilizando o Presente Contínuo para descrever ações em progresso no momento. Circule pela sala e ajude-os a corrigir erros e dê sugestões para as frases.Etapa 6 - – Apresentação
Cada estudante irá apresentar suas frases para a turma. Corrija possíveis erros e dê feedback sobre a fluência e a precisão das frases.Etapa 7 - – Encerramento
Faça uma revisão dos principais pontos trabalhados e reforce o uso do Presente Contínuo na forma afirmativa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos estudantes em utilizar o Presente Contínuo para descrever ações em progresso.
- Promover o trabalho em grupo e a troca de informações entre os estudantes para compreender diferentes contextos de uso do Presente Contínuo.
- Estimular a criatividade e a produção de frases pelos estudantes.
Critérios de avaliação
- Uso correto do Presente Contínuo na forma afirmativa.
- Precisão e fluência na criação de frases.
- Participação e engajamento nas atividades propostas.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar a criação do mapa de empatia.
- Fornecer exemplos práticos e feedback em relação às frases criadas pelos estudantes.
Ações do aluno
- Criar um mapa de empatia sobre uma pessoa conhecida.
- Participar da discussão em grupo sobre os contextos de uso do Presente Contínuo.
- Criar frases utilizando o Presente Contínuo para descrever ações em progresso.