Aula sobre Presente Continuo Forma Afirmativa

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O "presente contínuo" é um tempo verbal utilizado para descrever ações em progresso no momento presente. É comum em conversas cotidianas e é utilizado tanto no inglês britânico quanto no americano. Por exemplo, "I am reading a book" (Eu estou lendo um livro). Nesta atividade, os alunos vão utilizar a metodologia ativa de Rotação por estações para aprenderem de forma mais dinâmica e participativa. Cada estação será responsável por uma atividade ligada ao tema e os alunos terão a oportunidade de experimentar diferentes formas de aprendizado.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema, explicando o uso do presente contínuo e a sua importância na conversação do cotidiano. Você pode dar exemplos falando sobre o que está acontecendo no momento, como "I am walking around the classroom" (Eu estou caminhando pela sala de aula).

  2. Etapa 2 - Divisão de grupos

    Divida os alunos em três grupos, um para cada estação. Após o tempo determinado, os alunos deverão trocar de estação, até que todos os grupos passem pelas três estações.

  3. Etapa 3 - Estações

    Estação 1: Vídeo

    Nesta estação, os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre a formação do presente contínuo. Logo após, eles responderão a um quiz online baseado na explicação do vídeo. Disponibilize as instruções e o link do vídeo para os alunos.

    Estação 2: Tirinha em inglês

    Nesta estação, os alunos irão ler uma tirinha em inglês utilizando o presente contínuo e observar como este tempo verbal é utilizado no meio de comunicação. Em seguida, em grupo, os alunos irão criar sua própria tirinha utilizando o presente contínuo para descrever ações em progresso. Providencie as tirinhas para leitura e o material para confecção da tirinha pelos alunos.

    Estação 3: Jogo

    Nesta estação, os alunos irão jogar um jogo online sobre o presente contínuo. Eles deverão observar a imagem apresentada e criar frases utilizando o presente contínuo para descrever o que está acontecendo. Disponibilize a dinâmica do jogo, o link para acesso e as instruções.


  4. Etapa 4 - Socialização

    Agora, os alunos se reunirão em equipe para compartilhar o que aprenderam nas estações e debater a importância do presente contínuo. Cada grupo apresentará a sua tirinha criada na estação 2. Acompanhe o debate e tire dúvidas.

  5. Etapa 5 - Encerramento

    Para finalizar, faça uma revisão do conteúdo abordado, ressaltando os pontos mais importantes sobre o uso do presente contínuo. Você poderá também propor um exercício extra no quadro para que os alunos sejam desafiados a criar frases no presente contínuo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o presente contínuo para descrever ações em progresso.
  • Estimular a participação e a interação dos alunos durante a aula.
  • Criar um ambiente de aprendizagem dinâmico e significativo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa na realização das atividades.
  • Compreensão clara do uso do presente contínuo.
  • Habilidade de usar o presente contínuo de forma correta em frases simples.
  • Criatividade na criação da tirinha.

Ações do professor

  • Orientar e monitorar cada estação.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos.
  • Estimular o diálogo e a troca de conhecimentos entre os grupos.
  • Tirar dúvidas e reforçar o aprendizado.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
  • Colaborar e auxiliar os colegas durante a realização das atividades.
  • Criar a própria tirinha utilizando o presente contínuo.