Aula sobre Presente Continuo Forma Afirmativa
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema, explicando o uso do presente contínuo e a sua importância na conversação do cotidiano. Você pode dar exemplos falando sobre o que está acontecendo no momento, como "I am walking around the classroom" (Eu estou caminhando pela sala de aula).Etapa 2 - Divisão de grupos
Divida os alunos em três grupos, um para cada estação. Após o tempo determinado, os alunos deverão trocar de estação, até que todos os grupos passem pelas três estações.Etapa 3 - Estações
Estação 1: VídeoNesta estação, os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre a formação do presente contínuo. Logo após, eles responderão a um quiz online baseado na explicação do vídeo. Disponibilize as instruções e o link do vídeo para os alunos.
Estação 2: Tirinha em inglês
Nesta estação, os alunos irão ler uma tirinha em inglês utilizando o presente contínuo e observar como este tempo verbal é utilizado no meio de comunicação. Em seguida, em grupo, os alunos irão criar sua própria tirinha utilizando o presente contínuo para descrever ações em progresso. Providencie as tirinhas para leitura e o material para confecção da tirinha pelos alunos.
Estação 3: Jogo
Nesta estação, os alunos irão jogar um jogo online sobre o presente contínuo. Eles deverão observar a imagem apresentada e criar frases utilizando o presente contínuo para descrever o que está acontecendo. Disponibilize a dinâmica do jogo, o link para acesso e as instruções.
Etapa 4 - Socialização
Agora, os alunos se reunirão em equipe para compartilhar o que aprenderam nas estações e debater a importância do presente contínuo. Cada grupo apresentará a sua tirinha criada na estação 2. Acompanhe o debate e tire dúvidas.Etapa 5 - Encerramento
Para finalizar, faça uma revisão do conteúdo abordado, ressaltando os pontos mais importantes sobre o uso do presente contínuo. Você poderá também propor um exercício extra no quadro para que os alunos sejam desafiados a criar frases no presente contínuo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o presente contínuo para descrever ações em progresso.
- Estimular a participação e a interação dos alunos durante a aula.
- Criar um ambiente de aprendizagem dinâmico e significativo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e colaborativa na realização das atividades.
- Compreensão clara do uso do presente contínuo.
- Habilidade de usar o presente contínuo de forma correta em frases simples.
- Criatividade na criação da tirinha.
Ações do professor
- Orientar e monitorar cada estação.
- Incentivar a participação ativa dos alunos.
- Estimular o diálogo e a troca de conhecimentos entre os grupos.
- Tirar dúvidas e reforçar o aprendizado.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
- Colaborar e auxiliar os colegas durante a realização das atividades.
- Criar a própria tirinha utilizando o presente contínuo.