Aula sobre Presente Continuo Forma Afirmativa

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O presente contínuo é um tempo verbal utilizado para descrever ações em andamento no momento presente. Esta atividade visa desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o presente contínuo para descrever ações em progresso. Por exemplo, "I am reading a book" (Eu estou lendo um livro). O uso do presente contínuo é bastante comum no inglês falado e escrito. Os alunos aprenderão essa estrutura verbal através da metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual eles criarão um mapa conceitual que os ajudará a visualizar melhor as relações entre os elementos que compõem o presente contínuo.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Solicite que os alunos assistam a um vídeo explicativo sobre o presente contínuo, disponível no YouTube. O vídeo deve ter cerca de 5-7 minutos e explicar a estrutura básica do presente contínuo e exemplos de como utilizá-lo.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Em sala de aula, os alunos se organizam em pequenos grupos e discutem o vídeo assistido. Oriente a discussão, garantindo que todos os grupos compreendam a estrutura do presente contínuo.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual - Nível 1

    Cada grupo cria um mapa conceitual do presente contínuo com uma ideia central, como um tema, e 4 sub-ideias. O grupo deve apresentar o mapa para a turma e explicar o raciocínio por trás da organização das ideias.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual - Nível 2

    Cada grupo expande o mapa conceitual para incluir mais 4 sub-ideias, totalizando 8 sub-ideias. O grupo deve apresentar o mapa para a turma, incluindo exemplos de frases no presente contínuo, e explicar o raciocínio por trás da organização das ideias.

  5. Etapa 5 - Exercícios

    Distribua exercícios relacionados ao presente contínuo e acompanhe a realização da atividade pelos alunos.

  6. Etapa 6 - Feedback

    Verifique as respostas dos alunos e dê feedback sobre a atividade. Destaque exemplos práticos de como o presente contínuo é utilizado no cotidiano, como, por exemplo, "I am cooking dinner" (Eu estou cozinhando o jantar).

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos na atividade de exercícios.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade dos alunos de utilizar o presente contínuo em situações do cotidiano;
  • Estimular a criatividade dos alunos no desenvolvimento do mapa conceitual;
  • Promover a autonomia nos estudos e na construção do conhecimento;
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e em equipe;
  • Estimular a criatividade na resolução de problemas.

Critérios de avaliação

  • Compreensão da estrutura do presente contínuo;
  • Habilidade em aplicar o presente contínuo em situações do cotidiano;
  • Clareza e organização do mapa conceitual;
  • Participação ativa nas discussões em grupo;
  • Capacidade de resolução dos exercícios.

Ações do professor

  • Orientar e guiar as discussões em grupo;
  • Dar feedback sobre o mapa conceitual dos alunos;
  • Distribuir e corrigir os exercícios;
  • Fornecer exemplos práticos de como o presente contínuo é utilizado no cotidiano;
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre o presente contínuo antes da aula;
  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Criar um mapa conceitual do presente contínuo;
  • Realizar os exercícios propostos;
  • Participar da avaliação final.