Aula sobre Presente Continuo Forma Afirmativa
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O presente contínuo é um tempo verbal utilizado para descrever ações em andamento no momento presente. Esta atividade visa desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o presente contínuo para descrever ações em progresso. Por exemplo, "I am reading a book" (Eu estou lendo um livro). O uso do presente contínuo é bastante comum no inglês falado e escrito. Os alunos aprenderão essa estrutura verbal através da metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual eles criarão um mapa conceitual que os ajudará a visualizar melhor as relações entre os elementos que compõem o presente contínuo.
Etapa 1 - Pré-aula
Solicite que os alunos assistam a um vídeo explicativo sobre o presente contínuo, disponível no YouTube. O vídeo deve ter cerca de 5-7 minutos e explicar a estrutura básica do presente contínuo e exemplos de como utilizá-lo.Etapa 2 - Discussão em grupo
Em sala de aula, os alunos se organizam em pequenos grupos e discutem o vídeo assistido. Oriente a discussão, garantindo que todos os grupos compreendam a estrutura do presente contínuo.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual - Nível 1
Cada grupo cria um mapa conceitual do presente contínuo com uma ideia central, como um tema, e 4 sub-ideias. O grupo deve apresentar o mapa para a turma e explicar o raciocínio por trás da organização das ideias.Etapa 4 - Criação do mapa conceitual - Nível 2
Cada grupo expande o mapa conceitual para incluir mais 4 sub-ideias, totalizando 8 sub-ideias. O grupo deve apresentar o mapa para a turma, incluindo exemplos de frases no presente contínuo, e explicar o raciocínio por trás da organização das ideias.Etapa 5 - Exercícios
Distribua exercícios relacionados ao presente contínuo e acompanhe a realização da atividade pelos alunos.Etapa 6 - Feedback
Verifique as respostas dos alunos e dê feedback sobre a atividade. Destaque exemplos práticos de como o presente contínuo é utilizado no cotidiano, como, por exemplo, "I am cooking dinner" (Eu estou cozinhando o jantar).Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos na atividade de exercícios.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a capacidade dos alunos de utilizar o presente contínuo em situações do cotidiano;
- Estimular a criatividade dos alunos no desenvolvimento do mapa conceitual;
- Promover a autonomia nos estudos e na construção do conhecimento;
- Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e em equipe;
- Estimular a criatividade na resolução de problemas.
Critérios de avaliação
- Compreensão da estrutura do presente contínuo;
- Habilidade em aplicar o presente contínuo em situações do cotidiano;
- Clareza e organização do mapa conceitual;
- Participação ativa nas discussões em grupo;
- Capacidade de resolução dos exercícios.
Ações do professor
- Orientar e guiar as discussões em grupo;
- Dar feedback sobre o mapa conceitual dos alunos;
- Distribuir e corrigir os exercícios;
- Fornecer exemplos práticos de como o presente contínuo é utilizado no cotidiano;
- Avaliar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo sobre o presente contínuo antes da aula;
- Participar ativamente das discussões em grupo;
- Criar um mapa conceitual do presente contínuo;
- Realizar os exercícios propostos;
- Participar da avaliação final.